Quesitos relacionados à rede e cobertura jogam nota da Caixa pra baixo
POSTADO EM 7 DE JANEIRO DE 2022
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta quinta, dia 6 de janeiro, os resultados do desempenho das operadoras no ano-base 2020. A nota média do setor foi de 0,7989, sendo 1,00 a nota máxima e zero a nota mÃnima. A Cabesp ficou com 0,7575, apresentando diminuição de 0,0228 em relação à nota anterior que foi de 0,7803.
De acordo com os dados apresentados pela ANS, o pior desempenho da Cabesp foi no IDGA – Garantia de acesso, que mensura as condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores, como taxa de consultas médicas ambulatoriais com generalista por idosos, de Primeira Consulta ao Dentista por Beneficiário por ano, Ãndice de dispersão combinado de serviços de urgência e emergência 24 horas, entre outros. Os itens citados foram os que tiveram as avaliações mais baixas, deixando a Caixa com nota 0,5454.
Em compensação, no quesito Sustentabilidade no mercado, a Cabesp recebeu notas máximas em praticamente todos os pontos em que se encaixa, exceto no Ãndice Geral de Reclamações, que mede as Reclamações Gerais dos clientes. Neste caso, a nota foi 0,6607.
Para ver o resultado completo clique aqui e escreva Cabesp no campo operadora e depois em consultar Todas as explicações sobre a pesquisa podem ser lidas no site da ANS.
Análise
Ainda de acordo com os dados da Agência, desde a mudança na gestão da Cabesp, de 2017 pra cá, o Ãndice da Caixa nunca mais esteve acima do 0,8, que a colocava entre as melhores pontuações, conforme aponta o gráfico disponÃvel no site da agência (abaixo)
Gráfico extraÃdo do site ANS
A Afubesp salienta que a pesquisa (que sequer fala de 2021, mas sim de 2020) mostra pontos realmente sensÃveis para os usuários da Cabesp e que são motivos de reclamações constantes recebidas pela entidade ao longo do tempo.
É preciso voltar a ter foco no associado, oferecer uma rede referenciada com profissionais, clÃnicas e hospitais de ponta, inclusive no que diz respeito ao convênio reciprocidade, porque a Cabesp é dos banespianos e são eles que formaram seu patrimônio para que pudessem ser bem assistidos no momento de necessidade.
Ainda sobre convênio reciprocidade é importante frisar que dar exclusividade para a CNU (Central Nacional Unimed) significou prejuÃzo para os associados, pois retirou da rede hospitais que os colegas usavam há mais de 40 anos.
A economia não vale o descontentamento das pessoas, que são as que pagam, inclusive. Ficou evidente a reprova da CNU pelos usuários nos últimos três meses de ano, que se uniram e reclamaram em todas as instâncias.
Pandemia
Segundo o diretor de Desenvolvimento Setorial Substituto da ANS, Cesar Serra, no geral o Ãndice de Desempenho das operadoras (IDSS) 2021, ano-base 2020, foi inferior em cerca de 1,2% em relação ao Ãndice do ano-base anterior. A redução se deve à necessidade de ajustes frente à pandemia, o que não implica, necessariamente, queda de qualidade dos serviços prestados por operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço de saúde.
https://afubesp.org.br/quesitos-relacionados-a-rede-e-cobertura-jogam-nota-da-caixa-pra-baixo/   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 09/01/2022
| Ver Comentários | Comentar |
|