ALERTA AOS PRÉ-75 E AOS PARTICIPANTES DO PLANO V DO BANESPREV
Após a privatização do Banespa, no ano de 2001, o Banco Santander, ofertou aos funcionários que ainda estavam na situação de ativos, admitidos antes de 23/05/1975, por opção voluntária, a rescisão do contrato de trabalho com extinção indenizada do direito à complementação de aposentadoria paga naquele momento pelo Banco.(Cláusula 43).
A situação daqueles que aderiram a este suposto benefício, muito similar ao Plano de benefícios de Contribuição Definida (CD) que está sendo oferecido agora, com raríssimas exceções, foi trágica, com perda de qualidade de vida acentuada e também perda do direito de permanência na Cabesp, no momento mais crítico da vida dos participantes.
Lembre-se que hoje, você participante nesta situação, tem reajustes assegurados pelo plano de benefícios, e a responsabilidade dos déficits (falta de recursos) é toda do Banco patrocinador. Estas garantias serão extintas ao migrarem para o novo plano financeiro (CD) oferecido pelo banco.
Muito cuidado com estas propagandas milagrosas do Banco Santander, não assinem nenhum documento que lhe enviarem, procure informações junto as Associações e Sindicatos. A opção pela migração é irreversível.
ALERTA AOS PENSIONISTAS DO BANESPREV
Desde o início do segundo semestre de 2020 o Banesprev envia e-mail, vídeos, correspondências e faz ligações aos participantes dos planos de benefícios atuais do Fundo, oferecendo a migração para um novo plano de benefícios de aposentadoria. Um dos alvos preferidos são a(o)s pensionistas, divulgando como “grande vantagem” a possibilidade de receberem uma parte da Reserva Matemática do plano de benefícios, além de deixar herança aos familiares, ou pessoa que for indicada, o que não acontece no plano atual.
Comentário: Não esclarecem que o novo plano de benefícios traz uma intranquilidade para aqueles que migrarem, pois a renda mensal não será mais vitalícia, podendo acabar em algum momento da vida do(a) pensionista, além de transformar o seu benefício em um valor que pode variar de um mês para o outro, com perdas irrecuperáveis. Serão ainda extintos os reajustes garantidos anualmente nos meses de setembro, como ocorrem nos planos de benefícios atuais. Reiteramos que, com a idade avançada dos assistidos e pensionistas, com reservas já bem reduzidas, dificilmente sobrará alguma herança para os seus descendentes.
ESTATUTO DO BANESPREV “SOB JUDICE”
O TJSP acolheu no dia 17 de agosto, o pedido da ABESPREV, de suspender a eficácia das reformas do Estatuto Social do BANESPREV, efetuadas nos anos de 2019 e 2021, por não terem sido deliberadas na Assembleia dos Participantes, fato que impede a averbação das ditas reformas no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas. Dessa forma, o Banesprev não poderá implementar planos de qualquer natureza nem tampouco fazer as alterações no estatuto da entidade com modificações aleatórias, sem a devida aprovação da Assembleia dos Participantes.
Excelente vitória decorrente da união das associações, com o acolhimento do TJSP do pedido capitaneado pela Abesprev, impedindo alterações estatutárias tais como a implementação do Plano CD para substituir o atual plano BD, com prejuízos para quem aderir, eliminação das eleições diretas para os cargos diretivos, e outras.
Nossas entidades representativas continuam na luta unitária visando impedir que o Santander continue na sua escalada visando retirar direitos líquidos e certos.
# NÃO À MIGRAÇÃO!!!
# SEU FUTURO ESTÁ EM JOGO, DIGA: # NÃO À MIGRAÇÃO!!!
# NÃO VENDA SUA APOSENTADORIA. VOCÊ VAI FICAR SEM NADA!! # NÃO À MIGRAÇÃO!!!
# “SE É BOM PARA O SANTANDER, NÃO É BOM PARA VOCÊ”!!!
AFABESP – DIRETORIA   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 01/10/2021
| Ver Comentários | Comentar |
|