| 21/11/2000 - Aos AMIGOS BANESPIANOS! 20 ANOS depois...
No dia de hoje, há exatos 20 anos, nosso BANESPA era vendido ao Banco Espanhol Santander. Assim, no dia seguinte àquele 20 de novembro de 2000, as capas dos principais jornais e as revistas de grande circulação publicaram, em manchetes, notícias como as que você vê nesta foto: "Santander leva Banespa por R$7 bi."
Na foto, é perceptível a expressão de perplexidade e angústia de alguns BANESPIANOS que acompanhavam, em frente ao Edifício BANESPA, o leilão de venda do Banco que acontecia na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro na manhã do dia 20. Habituados a trabalhar e a conviver numa cultura de colaboração e reciprocidade, produzindo resultados expressivos para o Banco e empresas do Conglomerado, invariavelmente sob a liderança de profissionais alinhados com princípios de transparência, conexão, respeito e produtividade, na foto fica perceptível o que se temia.
Logo ficou evidente que uma das principais metas dos novos controladores do Banco era eliminar aquela “cultura dos Banespianos.” E assim fizeram! Em poucos meses, a cultura tão valorizada por nós foi sendo substituída, pelo desligamento de funcionários em Programas de Desligamento Voluntários, reforçados pelo direcionamento e depreciação de profissionais com mais tempo de empresa e ou de idade, e ou com os maiores salários.
Nestes dias mais recentes, em especial nestes dias do mês novembro, quando se aproximava o dia de hoje estive bastante reflexivo sobre a importância e o significado que a oportunidade de trabalhar por 27 anos no Banespa teve na minha vida como um todo. Não somente no aspecto profissional. Relembrei, com gratificação e com grande saudosismo, de todos os lugares onde trabalhei (cidades, agências, regionais, departamentos, diretoria e Secretaria da Presidência e GAPRE). Relembrei de muitos dos tantos amigos que fiz no Banco; de quanto trabalhávamos e de como nos envolvíamos na superação das metas do Banco; das pessoas que me lideraram e das pessoas que exerci liderança; de quanto nos comprometíamos com as comunidades onde o Banco estava presente, e também como nos divertíamos nos nossos BANESPINHAS, junto com nossos filhos vendo-os crescer. Tenho todas as razões para reconhecer que O BANESPA me ofereceu todas as condições para eu me tornar um profissional melhor a cada dia, e me percebo como uma pessoa privilegiada, pelos tantos amigos que acumulei, entre seus funcionários e clientes.
Por seguir mantendo contatos com alguns de vocês, e com mais frequência com algumas dezenas pelas redes sociais, me conforta quando saber e ver que muitos de vocês, assim como eu, trocou as incertezas profissionais daqueles primeiros anos ao fazer mudanças significativas em suas opções profissionais.
Estou em Curitiba, desde 2003, muito feliz, onde iniciei e tenho dado continuidade a novos projetos profissionais.
Abraços
Cleudo Lopes   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 24/09/2021
| Ver Comentários | Comentar |
|