De acordo com Renée Côté, pesquisadora canadense, o dia internacional da mulher foi instituído na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas realizada em 1910, em Copenhague, na Dinamarca, mas a data definitiva, 08 de Março, foi aprovada na Conferência Internacional das Mulheres Comunistas ocorrida em 1921, a partir da proposição de uma delegada búlgara, lembrando a participação das mulheres russas nos movimentos que redundaram na revolução russa em 1917. De acordo com a autora a participação num movimento grevista daquele ano ocorreu no dia 23 de fevereiro, que corresponde ao dia 08 de março no antigo calendário ortodoxo.
As informações mais detalhadas sobre a história do dia internacional da mulher podem ser encontradas em texto publicado pela Sempreviva Organização Feminista – SOF, disponível no site www.defensoria.sp.gov.br. De acordo com esta organização temos ouvido que o Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a operárias têxteis mortas em um incêndio em 1857, em Nova York. Bem como, que a comemoração decidida em 1910, escolheu o dia 8 de março para lembrar as operárias mortas em um incêndio. No entanto, o que se percebe, a partir da pesquisa de Renée Côté, é que o Dia Internacional das Mulheres não está relacionado com greves ou incêndio ocorrido nos Estados Unidos.
Feitos os registros, lembramos que em 2014 comemoram-se 104 anos da instituição desta importante data. Nesse sentido, apresento o texto abaixo produzido em 08 de março de 2010, no calor de um evento dedicado as mulheres, com objetivo de saldar a data e refletir um pouco sobre a histórica luta das mulheres, mas também de sonhos, graça, acolhida, fé no novo, companheirismo e de um caminhar juntos.
PARA QUEM FALO
Falo para aquelas que sorriem e choram
Falo para aquelas que lutam e sonham.
Falo para aquelas que acolhem
Falo para aquelas que são companheiras
Falo para aquelas que caminham junto, lado a Lado,ombro a ombro.
Falo para aquelas que acreditam numa nova sociedade
Falo para aquelas que acreditam em novas relações humanas
Falo para as mulheres de hoje,
sem esquecer das que lutaram para que chegássemos aqui.
Falo que o sorriso, o sonho e a graça feminina
me deram forças para lutar por outro mundo possível
Falo que a acolhida me fez ser mais companheiro na caminhada
Falo que a fé no novo me fez acreditar que juntos podemos construí-lo.
Por isso falo, parabéns mulheres.
Salve o dia internacional da mulher
08/03/2014
Manoel Sousa   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 08/03/2014
| Ver Comentários | Comentar |
|