Basta de Violência! Eu Quero Paz!
No dia 30 de Janeiro, é comemorado o Dia da Não Violência. Entretanto, a paz que todos nós buscamos, parece estar se distanciando e se tornando utopia.
Thomas Hobbes descreve bem a natureza do homem, onde para Hobbes o homem é ambicioso, institivo e egoísta. Por isso, entendo que a natureza do homem descrita por Hobbes leva o homem a promover a guerra, a violência de todos os tipos, e por motivos cada vez mais fúteis.
Hobbes era um contratualista, e acreditava que apenas um contrato, um acordo coletivo faria o homem evoluir, surgindo então o Estado, que para Hobbes o Estado representava um monstro cheio de tentáculos chamado "Leviatã", contendo várias normas, com o objetivo de controlar desejos e conflitos.
O "homem é lobo do homem" como define Hobbes,mas estamos evoluindo, e conseguimos desenvolver as relações sócio-políticas como Hobbes descreve no Leviatã, pois fazemos contratos sociais o tempo todo.
Para mim, o Estado é apenas uma fachada para nos diferir dos outros animais, mas no fundo, somos "farinha do mesmo saco evolutivo", somos animais, os lobos de nós mesmos.
Estamos evoluindo, mas sabemos que é explicita a vontade de termos esperança e uma sociedade mais justa, todavia percebemos que o contrato social que vivemos é cheio de controvérsias e limitações, e com certeza viveremos este até o fim de nossas vidas, este sempre terá sentido desde a época de Hobbes, onde viveremos sempre em conflito e atrás de esperança.
Segundo Thomas Hobbes, o "homem é lobo do homem", onde ele quer alegar que o homem sempre terá diferenças e viverá sempre em conflitos, onde os tentáculos do monstro Leviatã (Estado), não alcançam em todos os lugares, e não conseguem tocar os intocáveis, pois o Estado é falho e está mergulhado na corrupção.
Percebo, que com tanta corrupção, com tantos conflitos, com tantas disputas mesquinhas, estamos fadados a viver na lama e no caos, e infelizmente a paz que todos nós almejamos, está dando lugar a uma violência terrível, que se propaga na velocidade da luz, onde as pessoas consumidas pela ganância, estão travando uma luta de "todos contra todos" como define Hobbes, e como resultado disso, as pessoas estão se afogando no próprio sangue.
Então, com tanta guerra, com tantos conflitos, com tantas disputas mesquinhas, com tanta apologia e manifestações ao ódio, com tanta ausência de paz.... Temos que dizer: BASTA DE VIOLÊNCIA! EU QUERO PAZ!
Por Gamaliel Gonzaga   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 05/02/2014
| Ver Comentários | Comentar |
|