Sindicato vai entrar com ação na Justiça para recuperar perdas no FGTS
Publicado em Notícias Escrito por Bancários Rio Quinta, 19 Dezembro 2013 17:19
Sindicato vai entrar com ação na Justiça para recuperar perdas no FGTS
O Departamento Jurídico do Sindicato vai entrar com uma ação na Justiça para corrigir as perdas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos bancários sindicalizados da ativa e aposentados. O objetivo é garantir a correção baseado no cálculo do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e não pela TR (Taxa Referencial), que leva em conta a Taxa Básica Financeira (TBF). O INPC, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é um dos principais indicadores brasileiros da variação mensal de preços, utilizado inclusive pelo governo federal para o reajuste do salário mínimo. Segundo alguns especialistas, estas correções podem chegar a 80% do saldo vinculado ao Fundo de Garantia.
"A correção pela TR não acompanha a inflação, gerando perdas nos ganhos do Fundo de Garantia, um direito fundamental. Além disso, com a Resolução 2.437/97, que prevê um 'redutor', aumentou ainda o prejuízo dos trabalhadores. Vamos recorrer à Justiça para recompor o dinheiro perdido pelos trabalhadores", disse a diretora do Departamento Jurídico Cleyde Magno.
Os interessados têm até às 17h do dia 14 de fevereiro para entregar a documentação necessária (confira no quadro ao lado) ao Departamento Jurídico do Sindicato (Av. Presidente Vargas, 502, 21º andar).
Demitidos têm direito?
Poderão participar também da ação bancários sindicalizados demitidos nos últimos seis meses (contado a partir do dia 23 de dezembro de 2013). Para isso, é necessário procurar o Departamento Jurídico do Sindicato, para receber as devidas orientações. Mais informações pelos telefones 2103-4130/4131/4132/4134.
E quem não é sindicalizado?
Os bancários que ainda não são sindicalizados e desejam participar da ação do Sindicato podem se sindicalizar até o dia 30 de janeiro de 2014. Ligue para os telefones 2103-4160/4177 para se associar.
Documentação necessária*
Procuração preenchida e assinada
no Departamento Jurídico
• Identidade, CPF e PIS
• Comprovante de residência
• Carteira de Trabalho**
• Extrato do FGTS com recolhimento
do ano de 1991
* Xerox de toda a documentação
** Com páginas da foto, qualificação civil e contrato de trabalho.   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 26/12/2013
| Ver Comentários | Comentar |
|