Amigos, o que esperávamos aconteceu. Em reunião extraordinária do conselho deliberativo da Banesprev realizada em 21/06/23 aprovaram por maioria os seis processos de retirada de patrocÃnio do Banesprev, veja:
"Assunto para Deliberação:
1. Análise da documentação da Retirada de PatrocÃnio.
Após análises e discussões, os Senhores Conselheiros Deliberativos “APROVARAMâ€, por maioria, o inteiro teor dos dossiês que compõem os 6 (seis) processos de retirada de patrocÃnio que lhes foram submetidos, cada um composto pelo Termo de Retirada de PatrocÃnio e pelo Relatório da Operação, os quais passam a fazer parte integrante da presente ata para todos os efeitos, autorizando que o Diretor-Presidente, após coleta de assinaturas, submeta-os à Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, observando o prazo máximo previsto na legislação de regência".
O que isso quer dizer:
Alguns colegas não entenderam, o fato é que a retirada de patrocÃnio estava deliberada desde novembro do ano passado com prazo de 240 dias para protocolar na Previc o que ocorreu agora então? Os processos foram montados e o conselho de deliberação aprovou o protocolo na Previc, agora é só protocolar e aguardar deliberação da Previc, se autorizar a retirada é de imediato se nada for feito, vi em comentários alguns colegas dizerem que está suspenso retirada de patrocÃnio por 180 dias em função do grupo de trabalho do governo e instituições que está analisando o assunto, equivoco não está suspenso não, nada mudou nas normas de retirada de patrocÃnio e o grupo de trabalho tem o prazo de 180 dias para apresentar propostas de alteração do modelo atual, mas não impede o protocolo pelo Banesprev e nem que a Previc delibere, corremos risco sim. O Grupo de trabalho tem dois assuntos prioritários que estão sendo estudados: 1- Retirada de patrocÃnio e 2-Equacionamento de deficit, depois de 180 dias podem deixar como esta, alterar partes ou alterar significativamente as normas atuais, mas só depois de 180 dias e ainda mais um prazo para quem de direito aprovar o que o grupo de trabalho apresentar, resumo pode por nove meses ai até lá vale o que é hoje. Mais uma vez silencio total das associações sobre o assunto, nos ignoram sem a menor consideração, eles sabem bem o que está acontecendo que é nada mais nada menos que a tentativa de retirada do patrocÃnio do plano II e demais alterações nos demais planos, deixando 10.000 idosos no limbo.
Novamente, só para ficar mais claro o que vai acontecer se perdermos o patrocÃnio como a Banesprev/Banco está propondo: Vamos para um plano CD, sem a menor responsabilidade do banco e vamos esgotar a reserva em no máximo dez anos e acabou ai é só o INSS.
O que esperamos das associações: Honestidade, fidelidade, transparência e empenho em nossa defesa que é o objetivo de suas existências.
O que não sabemos? Nada, não sabemos o que estão fazendo e se estão fazendo algo, se o escritório de advocacia é o mesmo anunciado tempos atrás, se neste perÃodo o escritório está montando a defesa com documentação (alias o banco montou os seis processos e está protocolando na Previc com uma eficiência invejável) se estão juntas ainda, com a saÃda do Camilo da Afubesp quem vai liderar o processo, quais os próximos passos a seguir, enfim nos acalme por favor nossos corações não aguentam mais este cenário.
Estamos nas mãos das associações e temos que acreditar, mas como se existe esta falta de transparência? É possÃvel sim que após a conclusão do grupo de trabalho do governo que está analisando o assunto haja mudança e fique mais benéfico para os assistidos mas o banco sabiamente aproveitou este lapso de tempo para conseguir seus objetivos nefasto.
As associações em conjunto com o escritório precisam ser muito eficientes e ágeis para judicializar o intento do Banco para quem sabe ganharmos alguns anos como está ocorrendo no setor elétrico lembrando que lá quem os defende é a Dra Tirza Coelho, quem gostarÃamos que nos defendesse tbem, mas seja quem for, que faça o melhor.
Voltando a falar novamente, se perdermos acaba nosso vinculo com o banco, vamos para uma previdência privada como tantas outras e seremos aposentados do INSS ai não tem mais porque ser associado de associação alguma até porque teremos que economizar bastante.
É isso. O Galvão fez um post bem bacana, vejam lá, falando dos atos ilÃcitos que ferem o estatuto de 2015 tomados pela Banesprev sem reação enérgica das associações, inclusive agora nesta AGO.
Vamos tentar manter a calma e confiar.
Leiam os comentários há colegas que agregam informações.   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 04/07/2023
| Ver Comentários | Comentar |
|