orientação e as explicações que a A F A B E S P e demais entidades PODERÃO FORNECER A TODOS ASSOCIADOS ?
O diretor presidente do Banesprev publicou no último dia 31 de março a Carta Circular convocando para a AGO a qual ocorrerá de forma virtual entre os dias 30 de abril e 02 de maio próximos. Para a nossa deliberação serão três itens. Só que, quando abrimos o link para conhecermos as matérias a serem tratadas, encontramos uma observação “estranha” fazendo referência à “Dotação Orçamentária” (contida no item 2 da pauta): LOGIN necessário (em vermelho). Por que só aí nesse item? E os demais? Já começam aí as nossas dúvidas.
Na verdade, este tema desperta inúmeros questionamentos e vou precisar, nesta minha primeira manifestação, ser sucinto e objetivo para não me alongar demais. Vou então me ater a três tópicos que apresentam mais prioridade.
Votação
Começando pela votação, em primeiro lugar deverá ser esclarecida a questão estranha do “LOGIN necessário” para a Dotação Orçamentária que está no item 2 onde está também a “Política de Investimentos para o ano 2023”.
Outra dúvida: no item 3 surge o Plano de Custeio para 2023 referente ao Plano II “para deliberação dos Participantes do Plano II”. Acontece, porém, que este mesmo quesito está contido no item 1 onde votam também os dos Plano V e Pré-75. E aí, como fica?
Por sinal, a matéria referente ao item 1 está descrita em página e mais páginas e precisa ser examinada com atenção. Voltarei a este tema.
Assembleia Geral
Vale lembrar Banesprev permaneceu três anos sem promover a AGO de prestações de contas. Isto porque ela é prevista no Estatuto, na seção da ASSEMBLEIA GERAL DE PARTICIPANTES, artigos 15, 16 e 17, mas só voltou a acontecer agora, em 2023, graças ao trabalho da Abesprev. Ela conseguiu reverter na Justiça aquele descalabro que foi a aprovação totalmente irregular pela Previc da reforma estatutária em 2019 e a alteração em 2021.
A fajuta reforma descaracterizou e enfraqueceu a Assembleia Geral. E a alteração de 2021 simplesmente a eliminou. Nesse período, ficamos completamente sem voz dentro do Banesprev, à mercê de um Conselho Deliberativo todo poderoso, no qual somos 2 contra 4.
Nosso posicionamento
Da nossa parte temos que continuar firmes na luta, sempre atentos e alertas, fazendo a nossa parte sem ficar apenas na dependência da nossa representação. Com relação à CABESP já mostramos a nossa força. Esta mesma força deve ser agora direcionada ao BANESPREV.
Da parte das entidades cobrando delas que cumpram o seu papel. No caso do BANESPREV, depois de todo aquele auê para que autorizássemos a contratação de uma banca advocatícia a fim de nos defender do golpe armado pelo Santander para retirar o seu patrocínio do Plano II e nos jogar no seu SantanderPrevi, espera-se que ela já esteja trabalhando para nós. E, nesse “embalo”, que se aproveite para cobrar judicialmente que o Banesprev regularize de imediato a situação dos diretores eleitos e dos Comitês Gestores dos Planos, cargos que foram eliminados pelo CD com base na alteração de 2021: Diretoria Financeira sendo ocupada por um indicado pelo banco (Eudes Lins Filho); Administrativa com a diretora de seguridade, Katia Brasil Massa, acumulando os cargos em virtude do afastamento da eleita, Maria Auxiliadora; e Comitês Gestores desativados.
O nosso foco permanente tem que ser CABESP/BANESPREV, BANESPREV/CABESP !!!   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 10/04/2023
| Ver Comentários | Comentar |
|