Farol Santander: Homenagem ou Pilhagem? - Vale a Pena Ler de Novo - Por: Marcos Benedito
- março 02, 2019 - #FAROLDAVERGONHA
A Torre do Banespa, no passado foi uma grande referência para a Cidade de São Paulo, não somente pela sua magnifica arquitetura, mas também, por ter sido sede do banco que ocupou um lugar de destaque no Sistema Financeiro Brasileiro.
O Banespa, que até hoje é cultuado por grande parte dos seus antigos trabalhadores, conhecidos orgulhosamente como banespianos, marcou a sua história com grandes investimentos, patrocinando esportes, promovendo intercâmbios culturais, angariando medalhas para o esporte nacional.
Uma instituição bancária verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento de São Paulo, com o social e o bem estar dos seus colaboradores.
Um banco com uma representação sindical muito atuante, que conquistou ao longo dos anos excelentes condições de trabalho para a grande maioria dos trabalhadores do banco estatal.
Mas de repente, ao longe, no horizonte, surgiram as caravelas espanholas...!
Adquiriram, no ano de 1997, o Banco Geral do Comércio, iniciando uma voraz escalada de aquisições de bancos brasileiros, entre eles, no ano 2.000, o Banespa, com sua imponente estrutura, que incluía a popularmente conhecida "Torre do Banespa", um prédio histórico, em pleno centro da cidade de São Paulo.
Emudeceram aos incrédulos, surpreenderam a concorrência, impactaram a resistência.
Culminaram o golpe atracando as suas caravelas tecnológicas em pleno centro de São Paulo, e depois disto, continuaram abocanhando outros grandes bancos, com uma resistência menos intensa, pois assim como ocorreu nos anos 1.500, na invasão espanhola no Continente Americano, após a dominação do povo indígena, causando grande número de mortos, a doença já estava espalhada!
A história conta que em determinado momento, Montezuma, o guerreiro/chefe asteca, já não tinha poder e nem forças para resistir ao ataque dos invasores.
Passados quase 20 anos, após a primeira aquisição no Brasil, o invasor espanhol, desfere mais um golpe de misericórdia.
Transforma o histórico e cultuado prédio do Banespa em "Farol Santander".
Numa desfaçatez tamanha, transformam um símbolo nacional em uma atração turística, com traços marcantes da cultura espanhola, manchando a história e as cores do antigo banco, que por ser um banco estatal, trazia consigo as cores da bandeira do Estado de São Paulo, desconsiderando o passado e o legado de milhares de trabalhadores que com o seu suor e lágrimas construíram a história do antigo "Banespão"!
Muitos foram inseridos no simulacro de Pedido de Demissão Voluntária (PDV).
Outros, foram demitidos doentes devido a pressão pelo alcance de metas.
Vários, lesionados para sempre, por terem adquiridos LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/ Doenças Ósseas Relacionadas ao Trabalho).
O "Farol Santander", é uma agressão contra a história dos paulistanos, uma ofensa contra os trabalhadores, e ao mesmo tempo, uma demonstração da capacidade e da metodologia desenvolvida pelos colonizadores espanhóis.
Apropriam-se, apagam a cultura, usurpam às riquezas, fincam suas bandeiras e estabelecem o "farol da vergonha", para que às suas vitimas não esqueçam do seu poderio bélico, aliado a sua inesgotável e ambiciosa ganância financeira!
Todas as noites, quando o "Farol" estiver sendo aceso, as pessoas se lembrarão dos milhares de pais de família que tiveram os seus sonhos interrompidos, pela voracidade gananciosa das caravelas espanholas!   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 05/02/2023
| Ver Comentários | Comentar |
|