Cabesp desatende reivindicações dos beneficiários sobre convênio com a CNU
Novamente a Cabesp não atende às reivindicações dos beneficiários. Através de carta assinada por gestora Jurídica da Cabesp, respondeu no dia 05.08.2021, correspondência enviada à presidência pelas entidades de representação a respeito das mudanças anunciadas sobre os convênios reciprocidade, em 20 estados mais o Distrito Federal.
A Cabesp insiste que “não houve qualquer prejuízo aos beneficiários” quanto à rede credenciada, ignorando a preocupação de muitos beneficiários quanto ao impacto que a mudança de operadora terá no atendimento de profissionais já conhecidos.
A carta argumenta que a contratação da CNU - Central Nacional Unimed teve objetivo de “propiciar maior qualidade” aos atendimentos nos estados em que as operadoras de convênio reciprocidade enfrentavam problemas na prestação de serviços. Diz, ainda, que os serviços das antigas prestadoras cessarão em 60 dias (salvo em casos de internação e procedimentos em andamento).
Como “solução” ao questionamento sobre beneficiários que tenham profissionais que os acompanham a longo tempo, a Cabesp afirma que “permanecerá garantindo o atendimento aos beneficiários através do reembolso”, além de promover mais uma vez os serviços de telemedicina.
Infelizmente como já era previsto, a Cabesp não atendeu a reivindicação de seus beneficiários, feita pela entidades de representação.
Isto mostra que será necessário fazermos muito mais para demonstrarmos nossa insatisfação com as decisões unilaterais que foram tomadas.
É preciso mobilização! Principalmente dos beneficiários dos 20 estados e do Distrito Federal, atingindos neste momento com essa medida que extinguirá os Convênios Reciprocidade.
Beneficiário, a contar do dia 20.07.2021, data da implantação do Convênio Cabesp com a CNU, você terá até o 20.09.2021, para tentar manter seu Convênio Reciprocidade.
Por isto é muito importante seguir a receita abaixo:
1) compare a lista de hospitais e laboratórios disponibilizada pela CNU com a lista disponibilizada pelo seu Convênio Reciprocidade.
2) caso haja os mesmos hospitais e/ou laboratórios na listagem CNU e na listagem do Convênio Reciprocidade, descubra se houve alguma alteração nas condições de atendimento. Por exemplo, em caso de laboratório, se algum exame que o Convênio Reciprocidade cobria deixou de ser coberto pela CNU.
3)verifique se os médicos que lhe atendem por anos a fio pelo Convênio Reciprocidade, continuarão lhe atendendo pela CNU.
4) se faz algum tratamento especializado por alguma doença grave, verifique se a CNU lhe dará a mesma assistência que o Convênio Reciprocidade lhe dá.
5) se você possui dentistas através do seu Convênio Reciprocidade ou direto com a Cabesp, verifica como será a prestação de serviços odontológicos pela CNU.
6) se houver outras comparações entre os Convênios Reciprocidade X CNU, faça. Sempre com o objetivo de identificar se está havendo perda para você, beneficiário.
Após a pesquisa sugerida, caso constate alguma perda na qualidade do atendimento prestado pelo seu Convênio Reciprocidade, RECLAME!
É de suma importância registrar sua insatisfação com perda da qualidade de atendimento, se for o caso, e reivindicar a manutenção do Convênio Reciprocidade, para a Cabesp e para a ANS.
O Artigo 17 da Lei no. 9.656 de 03.06.1998, diz que é permitida a substituição de prestador de serviços na área médica desde que seja equivalente ao substituído.
Temos que reagir e fazer valer nossos direitos!
“Bota a Boca no Trombone”!
Como posso reclamar?
Para que sua reclamação tenha efeito é necessário seguir 3 passos:
Primeiro: descrever sua reclamação no Fale Conosco, no portal da Cabesp.
https://www.cabesp.com.br/FaleConosco
Segundo: caso o motivo da reclamação não seja resolvido, encaminhar a reclamação para Ouvidoria, no portal da
Cabesp.
https://www.cabesp.com.br/Ouvidoria
Terceiro: caso o motivo da reclamação não tenha sido resolvido pela Ouvidoria, fazer a reclamação na ANS, através do endereço:
https://www.gov.br/ans/pt-br/canais_atendimento/canais-de-atendimento-ao-consumidor
Se você tiver alguma dúvida de como fazer a reclamação, envie mensagem para um dos administradores do grupo “Juntos pela Cabesp!”, no Facebook, através do Messenger.   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 14/08/2021
| Ver Comentários | Comentar |
|