CABESP - ecos da reunião com dona Maria Lucia
Acho que ficou muito evidente para todos nós que o encontro do último dia 29/07 dos nossos representantes com a presidente da CABESP serviu para duas coisas: 1ª- Estamos com sérios problemas no atendimento. 2 ª- Se nos omitirmos, esses problemas se tornarão seriíssimos.
De uns tempos para cá, só aumentam as reclamações dos usuários envolvendo os constantes descredenciamentos de médicos que, de repente, deixam os seus clientes – muitos dos quais de longo convívio – a ver navios. Aliás, esse tipo de problema já não é de hoje, mas ultimamente tem-se agravado a níveis muito preocupantes. O motivo geralmente alegado por eles (médicos) – além dos honorários de que sempre reclamam – baseia-se nas dificuldades do relacionamento com a Cabesp. E agora vem essa conversa de que a ANS está exigindo uma reformulação nos contratos, o que estaria gerando mais insatisfação neles levando muitos a deixar de nos atender.
No que se referem aos procedimentos nas áreas de fisioterapia e psicoterapias, as queixas só aumentam e as dificuldades estariam também ocorrendo por conta da adequação às exigências da ANS. Para complicar ainda mais, surgiu essa de dar exclusividade a uma rede de laboratórios. Enfim, a verdade – que precisa ser por nós todos encarada – é que, infelizmente, esses problemas irão se tornar uma constante e, como já coloquei no início, se nos omitirmos, irão se agravar mais e mais.
O certo é que, por tudo que a CABESP representa em nossas vidas, o momento que estamos vivendo reveste-se de suma importância e exige de nós o estado de atenção máxima. Temos que estar continuamente focados e acompanhando bem de perto as tratativas que estão se desenrolando entre a sua presidente e os nossos representantes. E, em se falando de ‘representantes’, para mostrar – sobretudo àqueles (aliás, não muitos) que porventura achem que ’só faço críticas, sem apresentar sugestões’ – aqui vão algumas sugestões. É o seguinte:
1- A AFABESP tem que ser ‘protagonista’, não simples ‘coadjuvante’
Explicando: vendo o comunicado conjunto feito pelas três entidades, observa-se que a sua elaboração foi de apenas uma delas, a Afubesp, e que as demais só a acompanharam. Quando são mencionados os nomes dos representantes começa pelos da Afubesp, vindo em seguida o pessoal do Sindicato e por último a Afabesp e a Abesprev. Para a maioria de nós, pode ser um detalhe até de somenos importância, mas para mim não é. Chegou ao meu conhecimento que a Afubesp e o seus assessores sindicalistas praticamente estão atuando como ‘líderes’. Claro que com isso não podemos concordar! Afinal, a AFABESP é, por direito, a legítima entidade representativa dos aposentados banespianos. Tem que assumir – nessas conversas com dona Maria Lucia – o seu papel de protagonista cabendo às demais o de coadjuvantes. E desde que elas estejam lá para somar, para realmente nos ajudar.
2- Todas as questões referentes ao atendimento de um modo geral estão ligadas à área operacional da CABESP. Portanto são inerentes ao seu Diretor Operacional – que atualmente é uma diretora, Elaine Cristina Pereira do Carmo Celestino – e ela tem que estar diretamente envolvida nas suas discussões. Como não vi até agora nenhuma alusão ao seu nome sugiro que, se não está participando das negociações, que se a convide então!
3- Temos que pensar que a CABESP não é somente um problema de São Paulo, capital; é um problema no Brasil inteiro. Em São Paulo tem a própria AFABESP para atender diretamente aos banespianos. Mas, e o resto – onde os problemas são até mais complicados -, como é que fica? Aí devem entrar as Afabans. É fundamental que se abra um canal direto entre elas e a diretora operacional para facilitar o encaminhamento e a solução dos impasses que frequentemente surgem envolvendo a rede credenciada e os associados.
Muitas Afabans vem desempenhando essa importantíssima função; sei que a de Ribeirão Preto é uma delas – e o faz muito bem! É preciso que todas a sigam !!!
Antonio Galvão Raiz Porto   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 04/08/2019
| Ver Comentários | Comentar |
|