PREVIC VOLTA ATRÁS E ATENDE EXIGÊNCIAS DO SANTANDER (NOTA DE REPÚDIO)
Surpreendentemente, a PREVIC (órgão federal que coordena e fiscaliza todas as atividades de previdência privada no Brasil) atendeu todas as exigências feitas pelo Santander, para alteração do estatuto do BANESPREV, através da portaria 156 publicada no dia 20 último. Essa exigência do Banco vem sendo discutida na PREVIC, desde 2015, envolvendo a própria PREVIC, sindicatos, e nossas associações. A luta tem acontecido em razão da exigência do Santander no sentido de que o BANESPREV fique totalmente em suas mãos, eliminando toda e qualquer possibilidade de nós, participantes, tomarmos qualquer atitude em defesa do patrimônio que garante nossas aposentadorias (aproximadamente R$ 17 bilhões de reais). Com essa aprovação absurda feita pela PREVIC, QUE REPRESENTA UM VERDADEIRO ATENTADO CONTRA NOSSOS INTERESSES, as assembleias dos participantes perdem a força que atualmente possuem de influenciar na vida administrativa do BANESPREV. E isso dá poder ao Santander para alterar estatuto, regulamentos e outros procedimentos internos, mediante simples decisão do Conselho Deliberativo da entidade, onde o Banco tem maioria de 4 a 2.
Essa descabida decisão da PREVIC é mais absurda ainda, considerando que ela própria já tinha reconhecido em despacho que as “alterações estatutárias necessitam da autorização da Assembleia”, haja vista que esse órgão é importantíssimo na condução dos destinos da entidade, proporcionando voz e poder de decisão e fiscalização para os maiores interessados que somos nós, os participantes.
Não conseguimos imaginar quais foram os argumentos apresentados pelo Banco Santander para que a PREVIC voltasse atrás e alterasse o seu entendimento anteriormente expressado, mesmo porque, essa alteração estatutária pretendida pelo Santander já tinha sido de rejeitada, de forma categórica pela Assembleia Geral Extraordinária do início de 2017, com o comparecimento maciço de 6.478 votantes entre presentes e procurações, com apenas 02 votos contrários dados pelos Diretores indicados pelo Santander.
Nós, como representantes dos interesses e direitos dos participantes, jamais concordaremos com qualquer alteração que possa nos ameaçar e usaremos todos os recursos disponíveis para a nossa defesa, inclusive na Justiça.   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 22/02/2019
| Ver Comentários | Comentar |
|