Em 28/04/2018 a Assembleia Geral Ordinária dos Associados da Cabesp aprovou sem ressalvas as contas da Entidade relativas ao exercício de 2017.
As contas demonstraram posição financeira e patrimonial da Cabesp satisfatória.
No entanto, independentemente dessa situação, cabe neste momento avaliação da Entidade em longo prazo e a visão a respeito dos atos necessários à manutenção do equilíbrio presente.
Os recentes estudos Econômicos e Atuariais apresentados pela Cabesp às Entidades de Representação (Abesprev, Afabesp, Afubesp e Sindicato dos Bancários de São Paulo) demonstram necessidade real de ajuste no custeio da Entidade.
O crescimento da demanda assistencial, agravado pelo envelhecimento da população Banespiana, aliado ainda ao crescimento dos custos médicos em geral e à redução da rentabilidade dos ativos do patrimônio (queda da taxa de juros reais), projetam um descompasso crescente entre as receitas e as despesas que levam a um comprometimento da capacidade assistencial a médio e longo prazos.
Os estudos apresentados, em total demonstração de transparência por parte da Cabesp, foram debatidos exaustivamente com as Entidades de Representação que os entenderam tecnicamente consistentes e corretos em suas conclusões.
Tais conclusões implicam que o custeio global da Cabesp deve ser ajustado do atual percentual de 5,00% da folha de pagamentos para futuros 12,00% da mesma folha de pagamentos, sendo 6,00% para os associados e 6,00% para o Banco Santander, que já aceitou tal majoração na forma prevista no artigo 20 do Estatuto Social.
Esse reajuste para 6,00%, a cargo dos associados ocorrerá em três etapas anuais, a saber:
- Em 2018 de 2,50% para 4,00% ;
- Em 2019 de 4,00% para 5,00% e
- Em 2020 de 5,00% para 6,00%.
A partir de 2021 esse percentual será reavaliado em conjunto, pelas Entidades de Representação e Cabesp e à luz dos resultados operacionais, poderá ser reduzido até ao limite dos atuais 2,50%.
Esta proposta, que visa a preservação da nossa Cabesp para o bem estar de todos, conta com o apoio integral da Abesprev, pelo que recomendamos sua aprovação na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) prevista para 30 de junho de 2018.
Não deixe de comparecer à Assembleia e oferecer o seu decisivo apoio na defesa dos interesses de nossa comunidade Banespiana.
Lembramos que em caso de não atingimento do quorum mínimo na AGE, o assunto dever ser decidido através de Plebiscito a ser conduzido imediatamente após a Assembleia.   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 05/05/2018
| Ver Comentários | Comentar |
|