Foi dada a largada
A AFUBESP informou no seu site, no dia 07 de abril, que, coforme decisão da AGE ocorrida em sua sede, no dia anterior, “entrará com ação coletiva pelo Abono do Plano V” – aquele de R$ 3.500.00 que o banco não quer pagar. Aproveitou para conclamar os colegas que quiserem ingressar nesta ação para que se associem a ela.
Na mesma data, a AFABESP publicou o edital de convocação para a AGE, marcada para o dia 25 de abril, para deliberar sobre duas questões: 1ª autorização para a propositura, pela AFABESP, de ação civil pública contra o Santander e o Banesprev para postular o mesmo benefício; 2ª ratificação da propositura pela AFABESP da ação civil pública perante a 1ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, em que postula a equiparação do pagamento das complementações dos integrantes do Plano V aos aposentados/pensionistas da antiga Nossa Caixa/Nosso Banco.
Tudo leva a crer que estamos presenciando uma verdadeira ‘corrida’ com o propósito de agradar aos associados, dar-lhes uma ‘satisfação’, conquistá-los, mostrar-lhes que – elas, entidades - estão agindo, que não estão sendo omissas. Porque – posso até estar equivocado – a realidade é que serão apenas ‘mais’ duas ações coletivas a se arrastarem indefinidamente sem qualquer solução.
Além disso, por que duas ações com um só objetivo? Como ficará a questão de haver colegas que são associados às duas entidades? Pode isso? Ou esse fato não atrapalha em nada?
Ainda com relação à AFABESP, devo registrar que a realização dessa assembleia, da maneira com que ela se propôs a fazê-la, parece-me de todo descabida. Convocar uma assembleia para tratar de uma propositura - que há muito tempo já deveria ter sido colocada - através dos votos pelo Correio (que sabidamente não mais funciona), marcando uma data distante e ainda com o prazo de 15 dias para o recebimento das correspondências, de fato, é uma atitude que deixa muito a desejar. É o mesmo que procrastinar aquilo que poderia muito bem ser resolvido do jeito que fez a AFUBESP. Com todo o respeito que nos merecem os abnegados colegas da “governança da Afabesp” (como os designou a Abesprev em seu boletim), talvez estejamos mesmo precisando de uma renovação na sua Diretoria Executiva...
Quanto ao segundo item da pauta desta AGE, acho que seria interessante que a AFABESP nos esclarecesse a respeito dessa ação contra a Fazenda de São Paulo. Ao que parece, trata-se de um pleito apresentado há bastante tempo, quando ainda existia a Nossa Caixa.
Será que ainda vale a pena ‘ressuscitar’ essa questão? Hoje, a Nossa Caixa foi engolida pelo Banco do Brasil e os seus funcionários e aposentados, ao que se sabe, amargam como nós banespianos o dissabor de terem os seus direitos desrespeitados, e não sei até que ponto essa equiparação com eles, no que tange à sua relação com a Fazenda, venha realmente a nos beneficiar.
Ou será que estou errado?
Antonio Galvão Raiz Porto   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 10/04/2017
| Ver Comentários | Comentar |
|