Afubesp entrará com ação coletiva pelo abono do Plano V
Os associados aprovaram por unanimidade na noite da quinta-feira (6) a proposta para impetrar ação judicial contra o Santander reivindicando o pagamento do abono de R$ 3,5 mil aos aposentados pré-75 que não assinaram a cláusula 44. A assembleia que decidiu o passo para ação coletiva ocorreu no auditório da Afubesp e teve presença representativa dos colegas.
O valor recebido pelos bancários em outubro de 2016 é um abono compensatório pelo índice obtido na campanha salarial ter sido abaixo da reposição da inflação. Ou seja, ele compõe o pacote de reajuste dos vencimentos da categoria. Sendo assim, os aposentados do Plano V, que não assinaram a Cláusula 44 Acordo Coletivo de Trabalho do Banespa 2004/2006, e optaram por continuar recebendo seus reajustes seguindo os bancários, têm direito a receber o valor.
Camilo Fernandes, presidente da Afubesp, ressalta que a iniciativa visa defender os direitos dos associados do Plano V que acabaram lesados com a atitude do banco espanhol. "Estamos cumprindo nossa obrigação com o que é correto", frisou.
Finalizado o processo de negociação salarial com a Fenaban em 2016, os esforços se voltaram novamente às reuniões com os representantes do Santander por conta do aditivo - e a Afubesp, CNAB, sindicato, Fetec-SP e Contraf e associações reivindicaram o justo pagamento do abono, que é uma composição de renda e não tem caráter indenizatório.
"Deixamos isso muito claro ao banco, e tentamos todas as vias negociais, inclusive em audiência no Senado Federal. A única via que nos resta agora é a judicial", explica a diretora da Afubesp e coordenadora da COE do Santander, Maria Rosani. O banco argumenta que possui ações sobre abonos em curso e não pretende criar jurisprudência abrindo exceções. "Eles resolveram entrar nessa briga conosco", disse Rosani.
Luta precisa ser coletiva
Representante da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa (CNAB), Oliver Simioni reforçou que o banco deve repassar o que é de direito aos aposentados e a necessidade de engajar uma batalha coletiva em torno deste objetivo. Afinal, as ações individuais acarretam em caros recursos e ainda por cima enfraquecem a luta geral.
"Fazer a luta coletiva mais beneficia a gente. Optar por ações individuais dá argumentos ao banco. Quando estamos em grupo, verão que não é somente uma pessoa correndo atrás do prejuízo, são muitas que foram garroteadas e brigando por seus direitos", pontuou.
Por conta do custo-benefício, a associação recomenda que os colegas do Plano V que quiserem ingressar nesta ação coletiva em nome da Afubesp se associem. A medida que novas informações sobre a ação surgirem, noticiaremos por meio do site (www.afubesp.org.br) e das redes sociais da associação.
Afubesp   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 07/04/2017
| Ver Comentários | Comentar |
|