Após algumas tentativas frustradas por parte da Afabesp e da Afubesp - se não me engano, até juntas - no sentido de obter para os aposentados banespianos o pagamento do abono de R$ 3.500,00 concedido ao pessoal da ativa, mas negado pelo banco aos aposentados, eis que ambas decidem fazer a mesma coisa: propor uma ação judicial com objetivo idêntico. A Afubesp chamou em 22 de março os associados para uma AGE no dia 30, a fim de decidir sobre a “propositura de MEDIDA JUDICIAL CABÍVEL, mediante a qual será pleiteado aos aposentados de forma coletiva, o pagamento do abono..etc”. Já a Afabesp, com a ‘cautela’ que lhe é peculiar, informou que “ajuizará AÇÃO CIVIL PÚBLICA” nesse mesmo sentido, esclarecendo que “em breve, estará sendo convocada AGE dos associados”.
Assim, embora a AFU não tenha mencionado especificamente qual tipo de ‘propositura’ esteja em cogitação, tudo leva a crer que deva ser a mesma que está nos planos da AFA. E isso significa que as duas entidades pretendem fazer aquilo que, juridicamente, é inviável: entrar com duas ações pleiteando a mesma coisa. Tecnicamente, se esse fato ocorrer, a ação que venha a ser proposta a posteriori será nula ab initio , ou seja, ‘nula desde o início’.
A pergunta que se faz então: Por que insistir nesse (eterno) confronto? São duas entidades ligadas à mesma comunidade, que possuem o mesmo endereço – Rua Direita, 32 -, uma (a AFA) ocupando dois andares, o 2º e o 3º, e a AFU, o 11º: tão próximas e, ao mesmo tempo, tão distantes uma da outra!
Certamente, se houvesse um mínimo de diálogo entre ambas, essa situação jamais estaria acontecendo. E, por uma questão de lógica – e até de bom senso – o que se impõe é que as suas diretorias revejam as suas posições e tomem a posição correta. E a coisa certa a fazer é somente uma delas acionar a Justiça. Da mesma forma, por uma questão de lógica e de coerência, entendo que a entidade mais indicada para tanto é a AFABESP – e já explico por que.
Primeiro porque, no quesito representatividade (sei que alguns vão discordar), quem realmente pode nos representar - a nós, aposentados do Banespa - é a AFABESP, já que é ela a Associação dos Funcionários Aposentados do Banespa. A AFUBESP, por seu turno, nada mais é do que a Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Basnesprev e Cabesp. E o seu estatuto, no art.3, apenas menciona como membros do seu quadro social “funcionários da ativa e aposentados do Grupo Santander Banespa”. Ora, a rigor, somos aposentados do Banespa e não de um Grupo que, na prática, já nem mais existe. E segundo porque a imensa maioria dos aposentados do Banespa com direito a esse abono concentra-se na AFABESP, e nem todos eles são também associados da AFUBESP, ficando por isso fora da ação caso fosse por ela proposta.
Concluindo: para o bem de todos e felicidade geral da nação banespiana, que deixe de existir esse antagonismo “AFU versus AFA”!
Que ele seja substituído por “AFA mais AFU”!   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 29/03/2017
| Ver Comentários | Comentar |
|