Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

Ato realizado na Torre Santander
Visite www.apdobanespa.com

Reforma estatutária do Banesprev:
Não aceitamos nenhum direito a menos
Os participantes ativos e assistidos (aposentados) do Banesprev não aceitam a reforma estatutária do que jeito que ela foi proposta pelo Santander e estão unidos e mobilizados neste sentido. Este foi o recado dado à direção do banco no ato realizado na quarta-feira, 8, na Torre Santander.

Coordenado pelo presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, o evento – convocado e organizado pela Afubesp, Sindicatos, Federações, Contraf-CUT e Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa (CNAB) atendendo à deliberação da Assembleia sobre o assunto - contou com a presença de cerca de 400 pessoas vindas de diversas partes do país e dirigentes sindicais da COE – Comissão Nacional de Organização dos Empregados do Santander -, que não se intimidaram pelo forte sol e calor do meio dia.

Para começar, o presidente da Afubesp traçou um histórico da luta, que já completou uma década em defesa do Banesprev. As idas e vindas a Brasília para conversar com a Previc conseguiu barrar as investidas do Santander contra a sétima vaga no Conselho Deliberativo, pertencente à Direp, e mais recentemente, a explanação da representação fez a autarquia entender a importância da assembleia, levando-a suspender um ofício que pedia sua extinção.

“Quando este ofício foi expedido, nós da Afubesp e do Sindicato dos Bancários e outros eleitos do fundo, fomos conversar com o superintendente de Previdência Complementar, em Brasília, para explicar o que isso significaria para o Fundo. Eles tinham um entendimento de que a assembleia não era de participantes. Achavam que ela era da patrocinadora, portanto não poderia haver uma ingerência da patrocinadora por meio de uma assembleia. Eles entendiam que o Diretor Representante que fazia parte do Conselho Deliberativo era um diretor da patrocinadora, e não um eleito dos trabalhadores. Conseguimos esclarecer isso e, entendendo nossas colocações, suspenderam o ofício que determinava essas exclusões”, contou Fernandes aos presentes na manifestação.

Ele ainda disse: “Não estamos querendo nada a mais. Só queremos manter o que já temos hoje. Reivindicamos o nosso direito de tomar conta, fazer a gestão daquilo que é nosso, que é o futuro das nossas complementações. Não pedimos para aumentar nossa representatividade, queremos manter aquilo que foi definido na criação do Banesprev, para evitar que o banco tenha total poder".

Em seguida, o diretor da Afubesp e integrante da CNAB, Oliver Simioni, mandou seu recado ao banco: “direito não se acha na lata do lixo e o Santander tem que saber disso e saber também que o Banesprev não é uma carteira de previdência complementar virada para o mercado, que já tem um contrato das condições para estar naquela carteira. O Santander que fique no lugar dele, e, se preciso for, vamos à Justiça.”

Outras denúncias

Vários dirigentes sindicais falaram aos participantes do ato e também para os funcionários do banco que saiam para o almoço. Entre eles, Mario Raia, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT e representante da Confederação na COE do Santander.

Para ele, a manifestação foi uma demonstração de força em defesa do Banesprev e também um espaço para denunciar a postura do Santander com os seus trabalhadores da ativa. "Os bancários sofrem dia a dia com o aumento de pressão nas agências. O banco suga cada vez mais o trabalhador que se esforça para conseguir garantir o lucro pra empresa, lucro esse que não é distribuído para seus funcionários. O lucro que ele também se nega a pagar para aposentados, aqueles R$ 3.500 conquistados na greve pelos funcionários e não repassados para os aposentados que seguem a categoria, e portanto, têm direito", denunciou o Raia.

A vice-presidente da Afubesp e diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Rita Berlofa, falou ainda sobre as demissões imotivadas no Santander, que não acontecem na Espanha, por exemplo. "Não somos trabalhadores de segunda categoria, tanto que o Brasil hoje é responsável por 21% do lucro obtido pela instituição. Queremos os mesmos direitos dos trabalhadores espanhóis", reivindicou a dirigente.

Na oportunidade, também foram comentados os números impressionantes obtidos pelo banco no Brasil em 2016. Lucro de R$ 7,3 bilhões, que indica crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior. Este resultado coloca as operações brasileiras na liderança global do grupo espanhol. Apesar disso, o banco encerrou o ano de 2016 com 47.254 empregados, uma redução de 2.770 postos de trabalho em relação a 2015. Foram fechadas 8 agências nesse período, enquanto o número de clientes cresceu em 1,9 milhão.

Próximos passos

Mesmo com o NÃO da assembleia, o Conselho Deliberativo deliberou - com voto contrário dos eleitos - por encaminhar a proposta de reforma estatutária para ser contemplada pela Previc, com todos os ítens que apresentam os riscos à governança e transparência do Banesprev.

“Como recusamos a proposta em assembleia, o banco não poderia levar esta proposta adiante”, comenta o presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, que participou como conselheiro deliberativo eleito efetivo da última reunião do colegiado realizada no dia 7. “Mas, como o Santander tem a maioria no Conselho, ele aprovou o encaminhamento da proposta de reforma para a Previc, mas com todos os documentos – ata, ressalvas dos participantes, fotos e a gravação em DVD – atendendo a um pedido nosso”.

>>> Leia mais sobre a última reunião do Conselho Deliberativo

"Aguardamos um posicionamento da Previc, com a convicção de não aceitar nenhum direito a menos, nem que tenhamos que recorrer à justiça", conclui Fernandes.

Texto: Érika Soares - Afubesp   - Visite www.apdobanespa.com

APdoBanespa - 10/02/2017

|   Ver Comentários   |   Comentar   |

Nº 125114   -    enviada por     Ivo Gomes do Prado   -   Assis/SP/


|   Voltar |

Veja Mais Notícias

15/04

  Saúde mental dos trabalhadores

12/04

  Cabesp = Dentista Responde

12/04

  Escuta Santander

05/04

  Contraf-vai-a-justica-contra-transferencia-de-planos

31/03

  São Paulo quita precatórios de 2010 e inicia 2011

30/03

  Cabesp = Resultado Votações

28/03

  Esporte Clube Banespa

19/03

  REDE ODONTOLÓGICA DE ATENDIMENTO

09/03

  Titulos Banespa da Privatizacao Atualizados

08/03

  Quem pode liberar o seu precatório?

| Ver todas as Notícias   |
Clique aqui e envie, você também, sua notícia     |


Recomende este site a colegas banespianos da ativa, aposentados e pensionistas

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
Em caso de vários E-mails, separá-los por vírgulas.
E-mail(s) do(s) seu(s) amigo(s):

.
APdo Banespa - Bancários aposentados - direitos - justiça
Para qualquer contato utilize este e-mail: ----> pozzetti@gmail.com

Atualmente temos 4124 cadastrados no site
Verifique se você está cadastrado(a) no APdoBanespa

Insira seu
Não está?
Então, preencha o formulário abaixo
para cadastrar-se e participar de um seleto grupo de
Banespianos Aposentados, Pensionistas e da Ativa.



Cadastro de Participantes do APdoBanespa


Ex: 00 0000 0000

Ex: São Paulo/SP
<== AAAA-MM-DD
Ex: Maceió/AL
Ex: 1966/1996



               


  | Relação de participantes   | Voltar  |


Comentários para você ver

Atualmente somos 4124 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |