Maior greve da história obriga bancos a apresentar nova proposta
Publicado em Notícias Escrito por Bancários Rio Quinta, 06 Outubro 2016 01:03
Adriana Nalesso (a quarta à direita) participou da longa negociação com a Fenaban, que começou às 17 horas e terminou à meia-noite desta quarta-feira, em São Paulo. A proposta dos bancos é fruto da forte greve nacional
Adriana Nalesso (a quarta à direita) participou da longa negociação com a Fenaban, que começou às 17 horas e terminou à meia-noite desta quarta-feira, em São Paulo. A proposta dos bancos é fruto da forte greve nacional
Comando Nacional dos Bancários orienta a aprovação da proposta
Sob pressão da maior greve da história da categoria, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou nesta quarta-feira (5/10) ao Comando Nacional dos Bancários uma proposta que avança em relação às anteriores. A orientação do Comando é pela aprovação nas assembleias que se realizam em todo o país nesta quinta-feira (6/10).
Os bancos propõem que a vigência desta Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) seja de dois anos, com o índice de reajuste salarial este ano de 8%, mais abono de R$ 3,5 mil. O abono seria pago até 10 dias após assinatura da CCT. Para 2017 a proposta prevê a reposição da inflação de um ano medida pelo INPC mais 1% de aumento real, incidindo sobre salários e demais verbas.
Para o vale-alimentação o aumento é de 15%; e de 10% para o vale refeição e auxílio creche-babá. O reajuste da PLR é de 8% em 2016 e em 2017 o correspondente à inflação medida pelo INPC mais 1% de aumento real.
A licença paternidade passa a ser de 20 dias. No item emprego, a Fenaban propõe uma cláusula prevendo a criação de um centro de realocação e requalificação. Quanto aos dias parados, após muita negociação, e interrupções, os bancos concordaram com o não desconto, desde que o acordo seja aprovado nas assembleias desta quinta-feira (6/10).
Assembleias específicas
Como no caso dos bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, além da proposta da Fenaban será analisada a dos acordos específicos dos dois bancos públicos, serão realizadas três assembleias. A dos bancos privados será às 17 horas, no auditório do Sindicato (Avenida Presidente Vargas, 502, 21º andar). A do BB será no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (rua Araújo Porto Alegre, 71, 9º andar) e a da Caixa, na Galeria dos Empregados do Comércio (Avenida Rio Branco, 120, 2º andar).
Última modificação em Quinta, 06 Outubro 2016 02:44   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 06/10/2016
| Ver Comentários | Comentar |
|