Dedo em gatilho
Os pacientes com artrite reumatoide estão sujeitos a diversas manifestações da doença, como por exemplo, outras inflamações e até mesmo deformidades. Uma dessas alterações é o dedo em gatilho.
Dedo em gatilho é um tipo de tenossinovite estenosante dos flexores da mão (inflamação nas articulações dos dedos) caracterizada pela presença de nódulos nos tendões responsáveis pela flexão do dedo. Nessas condições, o dedo permanece travado, rígido e dobrado. Quando se estende ou o estica, normalmente há um clique semelhante ao disparo de um gatilho de arma de fogo.
Essa é uma das causas mais comuns de dor, edema e perda de função das mãos, acometendo com mais frequência o anular (quarto dedo) e o polegar (primeiro dedo) da mão dominante. No entanto, pode ocorrer em qualquer dedo e até mesmo nas duas mãos.
Essa inflamação atinge com maior frequência as mulheres de meia idade e também os pacientes com artrite reumatoide.
Geralmente os sintomas são piores logo pela manhã. Os principais são:
· Leve desconforto nos dedos
· Dor na base dos dedos ou na mão
· Inchaço e endurecimento do dedo
· Estalido no dedo ao dobrá-lo e esticá-lo
O diagnóstico é feito principalmente através do exame clínico. Já o tratamento conservador é realizado através da fisioterapia e terapia da mão, imobilização/uso de órtese, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, injeções locais de corticoide e, em casos mais graves, pode-se realizar cirurgia.
  - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 25/05/2016
| Ver Comentários | Comentar |
|