No contexto sócio-econômico há várias ciências, práticas, escolhas em voga, mas nos parece que nos momentos em que vivemos só o lado Jurídico é considerado e os demais princípios são desconsiderados. Por exemplo, a Sociologia, a Psicologia, a Filosofia são deveras utilizadas nas análises de um fato político, porém a Física, a Matemática e a Economia também devem ser consideradas, pois também oferecem elementos importantes para não se cometer erros gravíssimos e que não retornam no tempo e no espaço, mas há um preço implícito e deveria ser evitado. Todo e qualquer Curso Superior oferece ao que estuda, noções amplas também de Economia, porém percebe-se que geralmente nas tomadas de decisões da vida moderna, cada qual buscando ser foco das atenções, esquecem o que aprenderam nos bancos escolares.
Vamos comentar sobre a decisão tomada por um Juiz em buscar a Publicidade, princípio consagrado nos ambientes Jurídicos-Constitucionais, inclusive há quem defenda sobre a Publicidade interna e externa e tentam encobertar uma decisão equivocada que possui um Custo de Oportunidade que não houve sequer algum comentário a respeito. Sabe-se que a Economia é a ciência da escassez. Que todos os fatos podem e devem ser avaliados em termos monetários. Assim, vários são os princípios, fundamentos econômicos que se estudam em qualquer Curso Superior, mas em dado momento, neste mundo político, o que importa são os interesses pessoais em detrimento do geral, princípio básico e elementar em qualquer contexto social. Agora, após os posicionamentos de muitos juristas é sabido que tal Juiz não fez o que deveria fazer. Pergunta-se, será que ele não sabia disto ? Claro que sabia, mas a satisfação do ego fala mais alto.
Em Economia o Custo de Oportunidade é o quanto custa por se ter tomado uma decisão e não uma outra opção que deveria ser melhor analisada, se possível sistemicamente, isto qualquer profissional sabe, é consciente, mas infelizmente os interesses pessoais tem prevalecido contra o bem geral. Ao homem público cabe proceder de forma sistêmica com o propósito de não cometer erros gravíssimos que podem comprometer severamente a vida de outras pessoas. Então, agora, pode-se fazer uma apreciação mais detalhada, quanto custa uma decisão errada. Qual o Custo de Oportunidade se tomasse os cuidados necessários antes de tomar tal decisão. Qual o valor monetário, psicológico desta decisão errada. Fica aqui uma recomendação a qualquer pessoa: antes da tomada de decisão procure avaliar qual seria o Custo de Oportunidade caso esta decisão seja considerada errada.
  - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 01/04/2016
| Ver Comentários | Comentar |
|