05/12/2015 Fernanda Brigatti e Clayton Castelani do Agora
Com a diversidade de regras de cálculo, o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) acaba em dúvida se compensa pedir a aposentadoria assim que completa as exigências mínimas.
A cada mês de dezembro, há uma nova dúvida, que é saber como a atualização da tabela do fator previdenciário altera o valor e, também, se isso deve mudar os planos de aposentadoria.
Uma questão importante a ser analisada é o motivo principal para o segurado decidir pelo pedido do benefício.
Em muitos casos, o valor da aposentadoria é colocado em segundo plano, pois a prioridade é poder sacar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou a necessidade de ter uma renda extra.
Nesses casos, o segurado deve se preparar para receber uma aposentadoria menor do que espera, pois haverá o desconto do novo fator previdenciário na média salarial, que considera as 80% maiores contribuições desde julho de 1994.
Por outro lado, quem seguiu na ativa e já passou dos 60 anos pode ter atingido o fator maior do que 1 e deve pedir logo a aposentadoria.
Quando o segurado chega a esse índice, o valor do benefício será maior do que a média salarial e haverá um bônus do fator previdenciário.
Nessa situação, não há mais porque esperar para fazer o pedido ao INSS.   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 05/12/2015
| Ver Comentários | Comentar |
|