Você chega no bar ou restaurante, senta, consome, mas quando recebe a conta depara-se com um valorzinho cobrado além da consumação. Sim, foram aqueles famosos 10% do garçom!
Daí você se pergunta:Afinal de contas, devo ou não pagá-los?
A resposta é: DEPENDE!
De início já adianto, não existe a obrigatoriedade de se pagar os 10%.
Contudo, caso o estabelecimento queira cobrá-lo, deve informar previamente e adequadamente a existência desta taxa de serviço. Não adianta colocar num cantinho bem escondido do cardápio e depois avisar ao cliente. E é válido lembrar que caso te cobrem é dever discriminar o valor em sua conta.
Dessa forma, pelo fato de não ser obrigatório, o consumidor não pode ser induzido a efetuar o pagamento e nem sofrer quaisquerconstrangimentos caso opte por não pagar a gorjeta.
Narra o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC):
É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
V – exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva”;
Beleza! A cobrança dos 10% é válida, mas o atendimento foi péssimo e não quero pagar.
Como disse acima, você pode se recusar a pagar.
Entretanto, se o pessoal do estabelecimento insistir para que você pague, dependendo da situação, oriento que se pague o valor, peça a nota fiscal, e, posteriormente, acione o PROCON para que as medidas cabíveis sejam tomadas (ex.: pedir a devolução da quantia extra, com correção monetária).
Mas caso não queira de fato pagar e o restaurante force o pagamento ou não deixe sair até que o faça.
Aí, meu amigo, é coisa de polícia. Estão cometendo CRIME, pois cerceiam seu direito de ir e vir, além dos constrangimentos decorrentes da situação. A respeito disso, você pode ler um pouco mais clicando AQUI.
Lembre-se:
Os 10% devem servir de incentivo aos funcionários e ao próprio estabelecimento para que busquem sempre melhorar. Por não ser obrigado você pode pagar os 10%, pagar menos ou se tiver sido bem atendido, pagar muito além desse valor convencionado.
E se o cara te atendeu bem, tirou foto sua com seus amigos para postar no instagram e whatsapp, não custa nada deixar esse agrado.
Nota:
Há pouco tempo atrás a Presidenta Dilma vetou um projeto de lei que regulamentava a profissão dos Garçons. Nesse projeto havia a obrigatoriedade de os clientes pagarem os 10%.
Do outro lado, se você é garçom e vive por conta do recebimento dos 10%, há alguma coisa errada aí. Fique atento!   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 25/09/2015
| Ver Comentários | Comentar |
|