Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

Conheça os direitos dos portadores de câncer
Visite www.apdobanespa.com

Você sabia que os portadores de câncer possuem direitos a benefícios especiais?

Estamos diante de uma triste realidade. O câncer continua a evoluir em todos os continentes, atingindo pessoas e famílias de todos os credos, raças e religiões. Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) informam que o número estimado de novos casos de câncer em todo o globo chegará a 15 milhões no ano 2020.

Infelizmente poucas pessoas possuem o conhecimento para saber que diante de tão fragilizada situação, alguns direitos lhe assistem neste momento!

Por óbvio que muito se tem à assegurar aos portadores da enfermidade, bem como deve o Estado prover ainda muito mais. Mas, importante se faz, divulgarmos o que já está disponível e de fácil acesso a estas pessoas.

A Constituição Federal do Brasil, nossa mais importante lei, assegura aos portadores de neoplasia maligna (câncer) alguns direitos especiais, os quais passaremos a esclarecer. Cumpre esclarecer que os direitos garantidos as pessoas portadoras de neoplasia maligna são também, extensivos a portadores de outras doenças consideradas como graves, dentre elas destacamos a tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, cegueira, paralisia irreversível ou incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondilartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), Aids e contaminação por radiação.

Mas quais seriam estes benefícios?

São vários, como o direito a isenção de pagamento do Imposto de Renda (que incide sobre a aposentadoria), tramitação prioritária de processos judiciais, levantamento do FGTS, quitação de imóvel financiado, possibilidade de levantamento de seguro de vida e previdência privada, saque do PIS, auxílio transporte, isenção de IPI, ICMS e IPVA na aquisição de veículos especiais, isenção de pagamento do IPTU (em alguns municípios brasileiros) dentre outros.

Passaremos agora, a tratar de cada um desde benefícios:

Isenção do imposto de renda na aposentadoria – O que é? O portador de neoplasia maligna desde que aposentado, tem direito a isenção do imposto de rende sobre o valor recebido como aposentadoria. Não possui direito a isenção quem mesmo acometido pela doença, não possuir aposentadoria.

Como fazer? - O portador da neoplasia maligna deverá procurar o órgão competente, ou seja, aquele que paga a aposentadoria (INSS, Prefeitura, ou outro órgão do governo, etc) e lá efetivar o requerimento da isenção.

Aposentadoria por invalidez – O que é? - Será devida ao segurado da previdência social que for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício da atividade que lhe garanta a sua subsistência.

Importante salientar que terá direito apenas quem contribuiu e possui a qualidade de segurado da previdência social. Assim, se a pessoa não contribui (recolhe) para o INSS, infelizmente não terá acesso a este importante direito. Também é importante frisar que a aposentadoria será paga enquanto permanecer nessa condição (de portador da neoplasia maligna, não possuindo condições de exercer atividade laboral que provenha o seu sustento).

Como fazer? - O portador da neoplasia maligna deverá procurar o órgão competente, ou seja, aquele que paga a aposentadoria (INSS, Prefeitura, ou outro órgão do governo, etc) e lá efetivar o requerimento da perícia.

Passe livre em transporte coletivo interestadual - O que é? É um direito assegurado aos portadores de neoplasia maligna destinado exclusivamente para pessoas carentes portadoras de deficiência. Notem que para este caso, existem dois requisitos: 1) Não basta ser carente na acepção jurídica do termo. 2) Deverá ser também portadora de alguma deficiência física relacionada ao câncer, muito comum para os casos de amputação de membros.

Como fazer? - Não existe um procedimento padrão a ser adotado, pois varia de acordo com cada Estado e município. Importante salientar que a maioria das legislações municipais e estaduais garante o direito à isenção da tarifa do transporte coletivo urbano para pessoas com deficiência.

Em alguns locais, o direito à isenção dessa tarifa se estende a pacientes de determinadas patologias aqui, incluídas a neoplasia maligna, durante o tempo de duração de certos tratamentos. Desta forma, é importante verificar na secretaria dos transportes da localidade onde reside o paciente, quais as hipóteses e requisitos previstos em lei para se obter a isenção da tarifa do transporte coletivo urbano.

Liberação do Fundo de Garantia e do PIS/Pasep – O que é? O portador de neoplasia maligna possui direito a sacar o saldo da conta vinculada ao FGTS e do PIS/Pasep.

O direito é extensivo ao trabalhador que possuir dependentes acometidos pela doença, desde que registrados como tal, junto ao INSS.

O que fazer? O portador de neoplasia maligna deve procurar à Caixa Econômica Federal e lá requerer o direito.

Quitação do Saldo Devedor - Financiamento Imobiliário – O que é? É cada vez mais comum nos dia atuais as instituições financeiras incluírem um seguro conhecido como "seguro prestamista" que é atrelado ao contrato de financiamento imobiliário.

O objetivo desta modalidade de seguro é garantir a quitação de uma dívida do segurado, no caso de sua morte ou invalidez ou até mesmo, em alguns casos, o desemprego involuntário. Isto significa que o desconhecimento ou a falta de informação contribuiu para que portadores de câncer que poderiam obter a quitação do financiamento de seus imóveis não o façam, pois sem saber, continuam normalmente a efetuar os pagamentos mensais.

O que fazer? Procure o agente financeiro com o qual possui o contrato de financiamento imobiliário e verifique no contrato se existe alguma cláusula de quitação por morte ou por invalidez permanente, esta, decorrente de doença. Verifique também no boleto mensal para pagamento da prestação, pois geralmente o seguro é pago mensalmente e a cobrança é feita com as prestações mensais do financiamento.

Importante salientar que não basta ser portador de neoplasia maligna para obter a quitação do saldo devedor. Deverá ser aposentado por invalidez, sendo a causa da aposentadoria, o câncer.

Outro importante fator esta relacionado ao percentual de quitação do financiamento do imóvel. Se o portador de câncer consta como o único integrante da renda do financiamento a isenção será total. Se o portador contribuiu na composição da renda familiar (outros membros também constam como contribuintes de renda no contrato) a isenção atingirá apenas o percentual por este contribuído.

Por fim, para que se consiga a quitação do saldo devedor, além de constar no contrato de financiamento cláusula específica ou o seguro, frisamos que a invalidez permanente deverá ser comprovada através de laudos médicos e por óbvio, o contrato de financiamento deverá obrigatoriamente ter sido assinado antes de ocorrida a incapacidade.

Cirurgia de Reconstrução Mamária – O que é? Quem necessitou retirar a mama, quer seja parcialmente ou totalmente, por conta da neoplasia maligna tem direito à cirurgia plástica reparadora gratuita.

Este direito está amparado em duas leis que estão vigentes em nosso ordenamento jurídico.

Uma diz respeito a gratuidade do procedimento e outra especificamente voltada aos pacientes que possuem plano de saúde.

LEI Nº 9.797 DE 06/05/99 - Dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde - SUS nos casos de mutilações decorrentes de tratamento de câncer.

LEI Nº 10.223 DE 15/05/01 - Altera a Lei nº 9.656 de 3 de junho de 1998, para dispor sobre a obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora de mama por planos e seguros privados de assistência à saúde nos casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer.

A Lei 9.656/98 regulamenta os planos de saúde. Assim, com a alteração promovida nesta lei o direito a reconstrução da mama ficou disposto no art. 10-A do diploma legal: ART. 10-A. "Cabe às operadoras definidas nos incisos I e IIdo parágrafo 1º do art. 1º desta lei, por meio de sua rede de unidades conveniadas, prestar serviço de cirurgia plástica reconstrutiva de mama, utilizando-se de todos os meios e técnicas necessárias, para o tratamento de mutilação decorrentes de utilização de técnica de tratamento de câncer".

Insta esclarecer que não existe a exigência de ser aposentada por invalidez. Basta ter sido a mama retirada parcialmente ou totalmente devido ao tratamento da neoplasia maligna.

Frisamos que devido a implicações diversas relacionadas a doença, em alguns casos a cirurgia reparadora não é indicada logo após a mastectomia.

A saúde é dever do Estado e direito de todos. O direito ao tratamento do câncer é garantido por lei e busca tentar amenizar um pouco a dor trazida por este momento tão difícil vivido pelo paciente e seus familiares.

Ocorre que muitos pacientes desconhecem estes benefícios e o alto custo da doença e seu tratamento acarretam prejuízos materiais e psicológicos a estas pessoas tão fragilizadas pela doença. Desta feita, é nosso dever auxiliar ao próximo. Compartilhe!

Cristiano Goulart   - Visite www.apdobanespa.com

APdoBanespa - 12/08/2015

|   Ver Comentários   |   Comentar   |

Nº 121094   -    enviada por     Álvaro Pozzetti de Oliveira   -   Bauru/


|   Voltar |

Veja Mais Notícias

28/03

  Esporte Clube Banespa

19/03

  REDE ODONTOLÓGICA DE ATENDIMENTO

09/03

  Titulos Banespa da Privatizacao Atualizados

08/03

  Quem pode liberar o seu precatório?

04/03

  Diálogos com associados CABESP

02/03

  Assembleia de prestação de contas Cabesp

02/03

  Redução das contribuições mensais

22/02

  Diretoria da AJUNCEB se reune com Diretoria da CABESP

22/02

  Precatórios no Estado de São Paulo em janeiro 2023

17/02

  Situação da Unimed Nacional

| Ver todas as Notícias   |
Clique aqui e envie, você também, sua notícia     |


Recomende este site a colegas banespianos da ativa, aposentados e pensionistas

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
Em caso de vários E-mails, separá-los por vírgulas.
E-mail(s) do(s) seu(s) amigo(s):

.
APdo Banespa - Bancários aposentados - direitos - justiça
Para qualquer contato utilize este e-mail: ----> pozzetti@gmail.com

Atualmente temos 4123 cadastrados no site
Verifique se você está cadastrado(a) no APdoBanespa

Insira seu
Não está?
Então, preencha o formulário abaixo
para cadastrar-se e participar de um seleto grupo de
Banespianos Aposentados, Pensionistas e da Ativa.



Cadastro de Participantes do APdoBanespa


Ex: 00 0000 0000

Ex: São Paulo/SP
<== AAAA-MM-DD
Ex: Maceió/AL
Ex: 1966/1996



               


  | Relação de participantes   | Voltar  |


Comentários para você ver

Atualmente somos 4123 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |