Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

Prorrogação da data de entrega de imóvel
Visite www.apdobanespa.com

Afinal, a cláusula de prorrogação da data de entrega do imóvel por 180 dias é legal ou ilegal?
Cláusula de tolerância
Publicado por Antonio Marcos Borges Pereira
Presente em praticamente todos os contratos de venda e compra de imóveis adquiridos na planta, a cláusula de tolerância tem sido bastante questionada pelos compromissários-compradores (consumidores).

Corriqueiramente é repassado ao consumidor: “Em quatro anos o empreendimento está pronto. Aliás, nossa construtora sempre entrega os seus empreendimentos antes mesmo do prazo previsto.” Esse tipo de afirmação costuma ficar gravado na memória de quem faz a compra de um imóvel ainda em sua fase de lançamento (na planta). E com isso, o consumidor faz planos, agenda o dia do casamento, marca data para sair da casa da sogra, programa o nascimento de um filho, compra móveis planejados, para que, em exatos 4 (quatro) anos, conforme prometido, se mude para a tão sonhada casa própria.

Contudo, às vésperas da entrega, chega o infortunado comunicado de que a construtora, antes rigorosamente pontual, vai utilizar a cláusula do contrato que lhe "permite" alongar o prazo de entrega do imóvel por incríveis 180 (cento e oitenta) dias. E o pior de tudo isso: sem nenhuma justificativa, sem qualquer sanção, tampouco respeito ao consumidor.

Aí, surge a pergunta: “Isso é possível?”

Pois bem! A cláusula de tolerância ainda é muito questionada judicialmente, mas na maioria dos Tribunais, notadamente no do Estado de São Paulo, não há entendimento pacificado de que a sua estipulação é completamente legal ou ilegal.

A propósito, analisando a validade da cláusula de tolerância, veja-se interessante decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo:

“(...). Risco do negócio que não pode ser repassado ao consumidor - Termo inicial da mora que deverá ser o primeiro dia após a data originariamente prevista para conclusão da obra - Afastamento da cláusula de tolerância de 180 dias, uma vez não demonstrado o fortuito externo. (...). A este respeito, com a devida vênia do entendimento do juízo sentenciante, a incidência da cláusula que prevê prazo de carência de 180 dias para a conclusão das obras deve ser afastada, devendo o recurso de apelo dos autores ser provido neste ponto. Em que pese referida disposição contratual não seja, em tese, inválida, sua eficácia está adstrita à demonstração de efetiva ocorrência de caso fortuito externo ou motivo de força maior capaz de justificar o atraso na conclusão da obra no prazo inicialmente previsto. Imprevistos que envolvam os fatos na natureza, a dificuldade na obtenção de mão-de-obra e insumos, bem como a regularização do empreendimento perante a prefeitura não se enquadram no conceito de caso fortuito ou força maior, uma vez que são fatores inerentes ao ramo da construção civil, e, assim, perfeitamente previsíveis pelas empresas que atuam na área”. (Apelação Cível nº 0000410-70.2013.8.26.0562; 03ª Câmara de Direito Privado; Relatora Marcia Dalla Déa Barone; Julgamento: 07/05/2015).

Na verdade, é plenamente cabível utilizar-se da malfadada cláusula de tolerância. Entretanto, as empresas envolvidas na construção devem demonstrar a efetiva ocorrência de caso fortuito externo ou motivo de força maior capaz de justificar o atraso na conclusão da obra no prazo inicialmente estipulado.

Verificada a grande ocorrência de ações envolvendo a compra e venda de imóvel na planta, a Terceira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo editou os seguintes enunciados:

“Enunciado nº 38.1 da Terceira Câmara de Direito Privado: Não constitui hipótese de caso fortuito ou de força maior, a ocorrência de chuvas em excesso, falta de mão-de-obra, aquecimento do mercado, embargo do empreendimento ou, ainda, entraves administrativos. As justificativas encerram “res inter alios acta” em relação ao compromissário adquirente”.

“Enunciado nº 38.2, da Terceira Câmara de Direito Privado: É valido o prazo de tolerância para entrega do imóvel estabelecido no compromisso de venda e compra. A prorrogação do prazo inicial, entretanto, está sujeita à efetiva comprovação, pela vendedora, de fortuito externo ocorrido dento do prazo inicial previsto para a entrega da unidade”.

Portanto, a prorrogação da entrega do empreendimento pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias é perfeitamente possível, desde que devidamente comprovado o motivo de sua utilização. Por sua vez, o atraso superior a esse período dá ao consumidor direitos como o recebimento de lucros cessantes (alugueis pelo período de atraso), indenização por danos morais (conforme o caso), multa contratual e até mesmo a própria rescisão do contrato (distrato), com a devolução integral das parcelas efetivamente pagas, inclusive aquelas pagas a título de comissões de corretagem e assessoria, essa última mais conhecida como "sati".   - Visite www.apdobanespa.com

APdoBanespa - 03/07/2015

|   Ver Comentários   |   Comentar   |

Nº 120831   -    enviada por     Álvaro Pozzetti de Oliveira   -   Bauru/


|   Voltar |

Veja Mais Notícias

18/04

  Suspensas as portarias 203 e 204 da Previc

15/04

  Saúde mental dos trabalhadores

12/04

  Cabesp = Dentista Responde

12/04

  Escuta Santander

05/04

  Contraf-vai-a-justica-contra-transferencia-de-planos

31/03

  São Paulo quita precatórios de 2010 e inicia 2011

30/03

  Cabesp = Resultado Votações

28/03

  Esporte Clube Banespa

19/03

  REDE ODONTOLÓGICA DE ATENDIMENTO

09/03

  Titulos Banespa da Privatizacao Atualizados

| Ver todas as Notícias   |
Clique aqui e envie, você também, sua notícia     |


Recomende este site a colegas banespianos da ativa, aposentados e pensionistas

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
Em caso de vários E-mails, separá-los por vírgulas.
E-mail(s) do(s) seu(s) amigo(s):

.
APdo Banespa - Bancários aposentados - direitos - justiça
Para qualquer contato utilize este e-mail: ----> pozzetti@gmail.com

Atualmente temos 4124 cadastrados no site
Verifique se você está cadastrado(a) no APdoBanespa

Insira seu
Não está?
Então, preencha o formulário abaixo
para cadastrar-se e participar de um seleto grupo de
Banespianos Aposentados, Pensionistas e da Ativa.



Cadastro de Participantes do APdoBanespa


Ex: 00 0000 0000

Ex: São Paulo/SP
<== AAAA-MM-DD
Ex: Maceió/AL
Ex: 1966/1996



               


  | Relação de participantes   | Voltar  |


Comentários para você ver

Atualmente somos 4124 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |