BANESPREV ASSEMBLEIA REJEITA PROPOSTAS DO SANTANDER/BANESPREV
Sábado, dia 25, foram realizadas duas assembleias do Banesprev no Esporte Clube Banespa, SP, quando, aproximadamente 1.500 votos foram computados, sendo 1.100 por procurações outorgadas a procuradores nomeados pela AFABESP e AFABANS.
1 – ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Na primeira, Assembleia Geral Ordinária, foram apresentados, debatidos e deliberados os assuntos referentes aos Demonstrativos Contábeis e Financeiros relativos ao exercício encerrado em dezembro de 2014.
Esses demonstrativos foram aprovados com ressalvas feitas pelos Conselheiros Deliberativos Titulares eleitos, Yoshimi Onishi e Julio Higashino e pelo conselheiro Fiscal eleito,
Claudanir Reggiani, com a finalidade de preservar direitos dos participantes, inclusive do Plano II, referentes ao serviço passado, já objeto de reclamações na justiça.
Nessa mesma assembleia foram aprovadas sem ressalvas a Previsão Orçamentária para 2015, Política de Investimentos e o Plano de Custeio Normal do Plano II.
2 – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Na Assembleia Geral Extraordinária, realizada logo em seguida à primeira, foram discutidas e deliberadas duas propostas de alteração estatutária s saber:
a – Proposta do Santander/Banesprev visando regularizar artigos conflitantes levantados pela PREVIC, bem como modificações introduzidas nos artigos 27 e 34 do estatuto.
Após horas de discussões e debates a assembleia chegou á conclusão que as modificações exigidas pela PREVIC deveriam ser aprovadas e rejeitadas as propostas do Santander/Banesprev para alteração dos artigos 27 e 34.
A rejeição à alteração desses artigos se deu em virtude dessas propostas apresentadas pelo Santander/Banesprev conterem riscos para a boa administração dos recursos geridos pelo Banesprev, segundo os participantes da Assembléia.
Como exemplo, ficou claro que os participantes presentes na assembleia entenderam que a alteração do artigo 34 do estatuto facultaria ao Santander a nomeação para os cargos da Diretoria do Banesprev de pessoas não participantes de nenhum plano.
Para a rejeição dessa proposta pesou o fato de que executivos recrutados no mercado e totalmente alheios e sem compromissos com o Banesprev ou com a massa de colegas na ativa ou já aposentados ficassem responsáveis pela administração de quase R$ 12 bilhões em recursos destinados a garantir nossas aposentadorias.
b – Proposta das associações para transformar a 7ª vaga, reservada á extinta Direp para vaga eletiva pelos participantes.
Com abstenção da Presidência da Assembleia e do Diretor de Seguridade, a proposta apresentada pelas Associações, representando 5,25% dos participantes, com a orientação da AFABESP e das AFABANS, foi aprovada PELA UNANIMIDADE DOS PRESENTES, INCLUSIVE COM OS VOTOS DAS PROCURAÇÕES.
Como não foi alcançado o quórum mínimo exigido para alteração do estatuto, as modificações aprovadas pela assembleia serão submetidas a Plebiscito, quando todos os participantes poderão exercer o seu direito do voto, com esclarecimentos da AFABESP/AFABANS /SINFAB.
No que diz respeito à alteração do artigo 34 (que possibilitava ao Santander nomear pessoas estranhas ao Banesprev para a Diretoria) essa proposta não será levada a Plebiscito por ter sido rejeitada pela assembleia.
Ambas as assembleias, presididas pelo Presidente do Banesprev, Jarbas de Biaggi, transcorreram em clima tranquilo, democrático e de respeito aos oradores que ocuparam os microfones.
Ficou clara a união demonstrada pelos colegas presentes à assembleia, a disposição e o interesse de todos em envolver-se cada vez mais nos assuntos de nossos interesses.
É essa disposição para a luta em defesa dos nossos direitos e a participação de centenas de colegas, inclusive aqueles vindos de longe, mobilizados pelas Afabans, que tem mantida acesa a chama que nos anima a todos a continuar lutando pelos direitos que nos foram espoliados pelo Santander.
PARABÉNS A TODOS OS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE CONTRIBUIRAM PARA O SUCESSO DAS DUAS ASSEMBLEIAS
AFABESP-DIRETORIA   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 29/04/2015
| Ver Comentários | Comentar |
|