Ana Botín mexe na liderança do Santander - Sai Javier Marin e entra o CFO José Antonio Álvarez
Dois meses depois de ter chegado à liderança do Santander, Ana Botín começa a arrumar a casa e procedeu a alterações de monta na cúpula da instituição. Sai Javier Marín do cargo de presidente executivo para ser substituído por José Antonio Álvarez, até agora administrador financeiro.
Ana-Botin- Santander
A decisão foi anunciada esta terça-feira, 25 de Novembro, após reunião do conselho de administração do banco, e comunicada ao regulador espanhol.
Ao mesmo tempo, houve mais entradas. Bruce Carnegie-Brown passa a ser primeiro vice-presidente do conselho de administração e diretor da administração.
Sol Daurella e Carlos Fernández entram como diretores independentes para a administração, enquanto Rodrigue Echenique passa de membro não-executivo da administração a vice-presidente da administração. Estes três últimos vão ocupar as vagas que resultaram da morte de Emilio Botín e da demissão de Fernando de Asúa e Abel Matutes, segundo o comunicado.
Como resultado da nomeação de José Antonio Álvarez, José Garcia Cantera - atualmente responsável da divisão de Global Banking and Markets - passa a administrador financeiro.
Já Jacques Ripoll - até agora no Santander Reino Unido - vai substituir Cantera na liderança da unidade de Global Banking and Markets.
As alterações tomam efeito a partir de 1 de Janeiro e estão sujeitas a aprovações regulatórias, sublinha o comunicado.
Javier Marín, 48 anos, começou a trabalhar no grupo Santander em 1991. Licenciado em Direito e com um mestrado em gestão, chegou à liderança do banco em Abril do ano passado e sua liderança foi ratificada novamente este ano na assembleia-geral.
A sua saída da liderança acontece depois da morte de Emilio Botín no início de Setembro. Ana Botín substituiu o seu pai e passou a ser a nova chairman. A família Botín detém 2% do banco e está envolvido na sua gestão há mais de 100 anos, desde 1895.
Ana Botín ambiciona tornar o Santander no "maior banco comercial do mundo".
"Contamos com o conselho e a equipa direta de que precisamos para liderar o banco daqui para a frente", disse Ana Botín numa carta enviada hoje aos trabalhadores do banco e citada pelo jornal Expansíon.
A presidente agradece o trabalho efetuado por Javier Marín e destaca que o novo CEO é um "líder de grande visão, capacidade de trabalho e experiência no sector financeiro".
José Antonio Álvarez chegou ao Santander em 2002 vindo do BBVA. Foi o braço direito do antigo CEO Alfredo Sáenz durante dez anos, na qualidade de administrador financeiro e na relação com os investidores.
Os analistas elogiam a escolha do executivo para liderar o maior banco europeu. "Ana Botín está obviamente à procura de colocar a sua marca no banco. Alvarez é bem conhecido dos mercados, tem um forte conhecimento do banco. É adequado para o trabalho", referiu à Bloomberg o analista do banco Nomura Daragh Quinn.
Já Alvaro Cuervo, professor universitário de finanças em Madrid, considera que banco poderá agora mudar de estratégia. "O novo CEO é caraterizado pela sua visão de mercados globais. Talvez o foco em Espanha perca ênfase. E talvez isso signifique um aumento do enfâse na banca de investimento", aponta.
Fonte: Negócios   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 01/12/2014
| Ver Comentários | Comentar |
|