Qual o valor cobrado por advogados para fazer um inventário? Publicado por Nelci Gomes
Dúvida do internauta: Gostaria de saber qual o valor máximo, em porcentagem, que um advogado contratado em conjunto por ambas as PARTES (apenas um advogado no processo) pode cobrar para formalizar a partilha de bens em caso de falecimento.
RESPOSTA de Rodrigo da Cunha Pereira*:
Os honorários advocatícios contratuais, ou seja, aqueles estabelecidos entre o CLIENTE e seu advogado, não têm um percentual fixo máximo determinado, eles podem variar de acordo com o profissional escolhido.
No entanto, com o objetivo de orientar os seus afiliados, a Ordem dos Advogados do BRASIL (OAB) de cada estado divulga uma LISTA anual que informa os honorários mínimos, e em algumas situações, até mesmo o máximo, que podem ser cobrados em cada tipo de procedimento.
Essas tabelas são facilmente encontradas na internet. Basta digitar em um buscador os termos "honorários OAB" e o estado no qual o serviço será realizado,COMO "honorários OAB Alagoas".
De acordo com a OAB, seção de São Paulo, por exemplo, o honorário sugerido para realização de inventários seria de 6% sobre o valor total dopatrimônioincluído na partilha, com um limite mínimo de 3.376,35 reais.
Lembro que esta tabela se trata de uma orientação, e não uma obrigação, mas os valores ou percentuais devem sempre ser cobrados com razoabilidade, levando em consideração a complexidade do serviço e o tempo em que ele será realizado em cada caso.
De qualquer forma é possível e conveniente que o CLIENTE discuta com o advogado sobre os honorários cobrados.
Como fazer um inventário extrajudicial passo a passo:
http://arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/112384917/como-fazer-um-inventario-extrajudicial-passoap...   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 21/11/2014
| Ver Comentários | Comentar |
|