Em 2010, aconteceu a reforma do Estatuto do Banesprev. Foi mais para adequá-lo à nova realidade: onde se lia BANESPA entrou SANTANDER.
Dentre outras coisas, mudou a designação do Conselho de Administração, que passou a se chamar Deliberativo. Originariamente, ele era composto por 7 membros, sendo 4 indicados pelo banco, 2 eleitos pelos participantes e 1 aquele que ocupava o cargo de titular da antiga (e extinta) DIREP, a nosso conhecida Diretoria de Representação e Participação do Banco do Estado de São Paulo S/A.
Pois bem: no texto apresentado para reforma (votado e aprovado), o representante da DIREP, por não mais existir, ficou banido, ou seja, o placar, que antes era de 4 x 3 (quatro do banco contra 3 nossos), passaria a ser 5 x 2 – o que, na prática, já era o que vinha prevalecendo.
Ora, muito bem: aconteceu então que – para nós, felizmente – conseguiu-se que a redação original do Art. 27 fosse mantida, e assim a figura do representante da (extinta) DIREP lá permaneceu. Certamente, houve algum trabalho no sentido de que isso acontecesse – obviamente, sem que nada fosse feito nesse sentido, o Santander teria sacramentado o novo Estatuto do jeito que ele foi votado. A Afubesp atribui a si o mérito de tal ‘conquista’. Até onde pudemos observar, houve um pleito dela para a manutenção do texto.
E se ela, Afubesp, conseguiu esse feito sozinha, cabe-nos agora parabenizá-la, e reconhecer que a sua iniciativa valeu. Isso porque vem-nos da Afabesp a informação de que o Banesprev, em obediência à determinação da Previc, iniciará providências visando a adequação do Estatuto da entidade à legislação vigente (lei 109/01). Haverá a convocação de uma assembleia dos participantes para a votação das alterações exigidas por aquele órgão. E, aproveitando a maré, os colegas eleitos para os colegiados do Banesprev estão propondo encaixar justamente mais um representante nosso na vaga que – em realidade - está sobrando no CD, ou seja, voltar ao placar de 4 x 3.
É torcer para que tudo dê certo (tradução= o Santander aprove).
Não vai ser fácil.
Por isso tem que ser todo mundo junto, Afabesp, Afubesp e Abesprev.
Sem ninguém querendo aparecer mais do que o outro.
Sem ninguém querendo ser o ‘pai’ (ou a ‘mãe’) da criança’.   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 09/11/2014
| Ver Comentários | Comentar |
|