03/10/2014 - 22h49 Estaleiro: Cido Sério e mais 26 são denunciados por fraude - ARNON GOMES E RONALDO RUIZ GALDINO
Atualização: 08h23 de 04/10/2014 - Alexandre Souza/Folha da Região - Entre os denunciados estão o diretor da Transpetro, Sérgio Machado (e), e o prefeito Cido Sério
O MPF (Ministério Público Federal) ingressou nesta semana com ação por improbidade administrativa contra 27 acusados de envolvimento em fraude em licitação, envolvendo a instalação do Estaleiro Rio Tietê, empreendimento planejado em Araçatuba para o transporte de etanol pela hidrovia Tietê-Paraná.
Entre os denunciados, estão o prefeito Cido Sério (PT) e membros do alto escalão de seu governo, como os secretários municipais Carlos Farias (Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho) e Éderson da Silva (Planejamento). O ex-secretário de Assuntos Jurídicos Evandro da Silva também foi acionado. Na lista, constam ainda empresas; a Transpetro, subsidiária da Petrobras; União; Caixa Econômica Federal e o município de Araçatuba.
Na denúncia, à qual a Folha da Regiãoobteve acesso na sexta à tarde, a Procuradoria da República pede a concessão de liminar para que afaste do cargo Cido Sério, Ederson, Farias e ainda o presidente da diretoria da Transpetro Sérgio Machado - aliado político do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) -, Fernando Sereda (coordenador da comissão de licitação da Transpetro); os arquitetos da Secretaria Municipal de Planejamento Antônio Arnot Queiroz Crespo e Rinaldo Takashi; e Avelino Aparecido Rocha (ex-diretor de Planejamento e Obras do Daea - Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba).
BLOQUEIO
Também em liminar, é requerido o bloqueio dos bens, no valor estimado de R$ 70 milhões, dos 27 acusados de envolvimento na denúncia. Conforme o MPF, o valor se refere ao prejuízo avaliado até o momento, no total de R$ 21.919.750,00, corrigido pelos índices contratuais, mais o dobro, a título de garantir a multa a ser imposta.
Esses pedidos ainda serão analisados pela Justiça. De acordo com informação disponível para consulta pública no site da Justiça Federal de São Paulo, a ação tramita desde a última quinta-feira na 1ª Vara de Araçatuba e se encontra conclusa para decisão do juiz.   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 04/10/2014
| Ver Comentários | Comentar |
|