Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

AFUBESP inaugura Regional no Rio de Janeiro.
Visite www.apdobanespa.com

Associação amplia seu atendimento e se aproxima cada vez mais dos associados
Em clima de confraternização, foi inaugurada na noite de 5 de setembro a Afubesp Regional do Rio de Janeiro - batizada de Núcleo Antonio Carlos Vilela", em homenagem a um dos grandes nomes que lutaram contra a privatização do Banespa e pelas causas dos banespianos. O novo espaço, que fica no Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro (Avenida Presidente Vargas, 502, 16º andar), tem como objetivo prestar um atendimento mais próximo dos aposentados e funcionários da ativa que vivem no Rio.


A cerimônia reuniu associados e dirigentes da categoria bancária. Compareceram o presidente da Afubesp Camilo Fernandes, a vice-presidente da associação Rita Berlofa, a diretora social Vera Moura e o dirigente da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa (CNAB), Alfredo Rossi. A presidenta do Sindicato Adriana Nalesso também prestigiou o evento. A placa inaugural foi descerrada pela viúva e pelo filho, Daniel - que fez aniversário na mesma data. “Eles estavam muito gratos”, lembra Vera Moura. Durante o evento, foi mencionada em diversas vezes a existência de uma cartilha escrita pelo próprio Vilela, que é até hoje referência aos bancários. “O objetivo é disponibilizarmos exemplares na futura biblioteca da nossa sede”, anuncia. As páginas são de grande valor a todos os banespianos.


Parceira da iniciativa, a diretora de assuntos jurídicos do sindicato Cleyde Magno foi uma das responsáveis pela criação do núcleo. "É um ponto de referência onde os banespianos e funcionários do Santander podem contar no Rio de Janeiro. Mais um braço para auxiliar e estar ao lado dos trabalhadores”, comemora a dirigente sindical, destacando também a importância da história de luta pelo Banespa e pelos direitos dos bancários. O espaço da Regional, que ocupará uma sala onde funciona hoje o atendimento aos bancários aposentados, foi cedido por Jorge Couto (diretor emérito da entidade).

Inicialmente, a Afubesp Rio funcionará às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. O expediente poderá ser ajustado no futuro, de acordo com as necessidades dos colegas. Rossi, que administrará o local, comenta a nova empreitada: “Estou muito feliz em ser responsável por receber os colegas aqui e ter conhecimento de suas demandas”, diz.


Afubesp para todos - Para Camilo Fernandes, presidente da Afubesp, a inauguração aproxima a entidade dos colegas. "Os associados do Rio querem há muito tempo uma Afubesp mais próxima. (A regional) vem em boa hora para atender estas pessoas e levar informação. É uma forma da associação estar presente, não somente sobre Cabesp e Banesprev, mas também em outras questões", destaca o dirigente. "Este núcleo funciona para atender tanto os aposentados quanto os funcionários da ativa", completa.


Na ocasião, o funcionário do antigo Banco Meridional Paulo Roberto Garcez se associou à Afubesp, reforçando assim a representação de todos os colegas, sejam eles vindos de quaisquer bancos adquiridos pelo Grupo Santander.


Ainda de acordo com Camilo, a associação está conversando com outros estados com concentração de bancários para que, a exemplo do Rio de Janeiro, sejam criados novos núcleos. "Estamos trabalhando para que a associação se torne ainda mais presente na vida de seus sócios, aposentados ou funcionários do Santander. Todos são bem-vindos para fazer parte e fortalecer a Afubesp", ressalta.

Sobre a ampliação da entidade, Rita Berlofa pontua que a inauguração da regional da Afubesp vem no momento da Campanha Nacional Unificada dos bancários, no enfrentamento para arrancar dos bancos melhores condições para a categoria. “Agora mais associados terão o apoio da associação. Lembrando que a Afubesp é uma entidade parceira dos sindicatos nas lutas travadas pelos trabalhadores”.


Quem foi Vilela – Paulista nascido em Taubaté, Antonio Carlos Vilela foi radicado no Rio de Janeiro. Em sua vida de militância política e sindical, foi um dos fundadores do PT e da Articulação Bancária, junto ao Sindicato dos Bancários do Rio. Lutou também pela criação da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), fundada em 1992. Foi eleito secretário-geral do sindicato na gestão 1991/94 e reeleito para as gestões 1994/97 e 1997/2000.


Vilela era visto como líder e respeitado como tal não só pelos banespianos do Rio, mas também pelos principais movimentos do país. Com a privatização do Banespa em 2000 – um golpe para todos os que batalharam contra a venda do banco público -, o sindicalista sucumbiu ao cansaço e à decepção de ver o banco ser entregue para o espanhol Santander. Nos dias que se seguiram, o comentário entre os colegas era que a privatização havia o matado.


Amigos de militância contam que Vilela não esmoreceu em momento algum desde que a ameaça da privatização começou a atormentar a vida dos funcionários do banco: estava sempre presente nas manifestações, participava das assembleias em São Paulo, fazia reuniões nos locais de trabalho, conversava com parlamentares - ainda que já estivesse aposentado. Por nunca ter deixado de lutar, será sempre lembrado por toda a categoria.

Afubesp   - Visite www.apdobanespa.com

APdoBanespa - 13/09/2014

|   Ver Comentários   |   Comentar   |

Nº 118433   -    enviada por     Álvaro Pozzetti de Oliveira   -   Bauru/


|   Voltar |

Veja Mais Notícias

09/11

  Bens – Economize, doando em vida

07/11

  Banesprev convoca Assembleia Geral 2018

01/11

  SANTANDER - LUCRO NO 3º TRI

29/10

  GRATIFICAÇÕES – VENCEMOS MAIS UM OBSTÁCULO

23/10

  Jornal da Afubesp de outubro/2018

08/08

  Queremos proposta da Fenaban

08/08

  Bancos lucram alto

03/08

  GRATIFICAÇÕES - IGP-DI – SITUAÇÃO ATUAL

02/08

  ssociados da Cabesp pertencentes ao Plano Pré-75

30/07

  Conheça as regras para não ser excluído da Cabesp

| Ver todas as Notícias   |
Clique aqui e envie, você também, sua notícia     |


Recomende este site a colegas banespianos da ativa, aposentados e pensionistas

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
Em caso de vários E-mails, separá-los por vírgulas.
E-mail(s) do(s) seu(s) amigo(s):

.
APdo Banespa - Bancários aposentados - direitos - justiça
Para qualquer contato utilize este e-mail: ----> pozzetti@gmail.com

Atualmente temos 3712 cadastrados no site
Verifique se você está cadastrado(a) no APdoBanespa

Insira seu
Não está?
Então, preencha o formulário abaixo
para cadastrar-se e participar de um seleto grupo de
Banespianos Aposentados, Pensionistas e da Ativa.



Cadastro de Participantes do APdoBanespa


Ex: 00 0000 0000

Ex: São Paulo/SP
<== AAAA-MM-DD
Ex: Maceió/AL
Ex: 1966/1996



               


  | Relação de participantes   | Voltar  |


Comentários para você ver

Atualmente somos 3712 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |