29/07/2014 Pauta com reivindicações será entregue nos próximos dias
A 16ª Conferência Nacional dos Bancários, o maior fórum anual de deliberações da categoria no Brasil, que aconteceu neste final de semana em Atibaia definiu a pauta de reivindicação da categoria para 2014, que será entregue à Fenaban (Federação Nacional de Bancos), patronal da categoria nos próximos dias. Entre os principais pontos de reivindicação da categoria está reajuste salarial de 12,5%, sendo inflação e 5,8% de aumento real, décimo quarto salário, bem como maior investimento em estrutura física e humana nas agências bancárias para melhora da saúde e segurança dos bancários.
O evento reuniu cerca de 700 pessoas, incluindo representantes de Marília e região. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Marília e região, Geofredo Borges da Rocha, até o ano passado, a categoria reivindicava aumento real em torno de 5%, para este ano a decisão foi aumentar a reivindicação.
“Com a inflação na casa dos 6,7 estamos pedindo um aumento de 12,5% no salário de cada bancário. A categoria também continuará batalhando pelo 14º salário e maior PLR (Participação nos Lucros e Receitas)”, explica o presidente.
Rocha acrescenta que somente no 1º semestre de 2014, os bancos lucraram R$ 15 bilhões e que parte desse montante deveria ser revertido para melhoria da categoria. “Temos muitos pontos que precisam ser melhorados. Outro debate importante é em relação a metas abusivas que os bancários precisam cumprir atualmente. Sinceramente, estas metas deveriam ser abolidas, mas temos consciência que esse ponto jamais será aceito pela Fenaban, porém é preciso deixá-las dentro da realidade”, diz.
O presidente afirma que há muitos anos a questão das metas abusivas está sendo levada para mesa de negociação, levando em consideração os problemas de saúde dos trabalhadores, decorrentes da elevada pressão sofrida nas agências bancárias.   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 29/07/2014
| Ver Comentários | Comentar |
|