Caro sr.
Aloysio Nunes Ferreira,
O sr. hoje é candidato a vice-presidente da República, ao lado do sen. Aécio Neves. O sr. fala dos preços, do individamento das famílas, da baixa qualidade de empregos, da dimininuição do ritmo de criação de empregos, do mau serviço público, da incerteza do amanhã. Temas genéricos, mas não menos importantes. Mas, talvez, o sr. tenha esquecido de falar de um outro tema também muito importante para a vida de todos os brasileiros: do nosso Judiciário. Da lentidão dos processos e consequente impunidade, da "indústria dos recursos" em manobras protelatórias retardando e impedindo a execução das sentenças.
O sr. perdeu uma ótima oportunidade de acabar com tudo isso que aí está, transformando a nossa Justiça em uma justiça rápida, eficiente e do interêsse de toda a sociedade. Bastaria que, em 4/dez/2013, na CCJC, o sr. encaminhasse ao Plenário o seu primeiro substtutivo, alterando tão somente os arts. 102 e 105 da Constituição, como apresentado no original. Mas o que o sr., enexplicavelmente fez? Em vez de modificar os arts. 102 e 105, a proposta passou a alterar unicamente o art. 96 da Constituição (que o ex-min. César Peluso jamais pleiteou!) O sr. simplesmente trocou a PEC do Peluso pela sua PEC (ou a das corporações de advogados)!
Como disse o ex-min. Peluso, ele não estava preocupado em prender ninguém, queria resolver um grave problema geral. Com essa sua atitude, foi-se o sonho de milhares de brasileiros verem pagamento de indenizações, quitações de dívidas trabalhistas e muitas outras questões serem executadas com a devida e justa celeridade, já em segunda instância, deixando ao réu a oportunidade de amargar do seu próprio veneno, agora aguardando o desfecho de ações rescisórias.
Eu e cerca de 15 mil famílias de funcionários aposentados e pensionistas do extinto Banespa certamente também estamos sendo vítimas dessa infeliz decisão. Temos procs. que se arrastam há mais de 16 anos, numa tendência de eternização, onde a média de idade dos postulantes e da casa dos 75 anos e milhares já se foram desta para melhor, sem ver seus direitos reconhecidos e desfrutados.
Caro sr. Aloysio, sinto dizer isso tudo, que são tristes e lamentáveis verdades, mas parece que o sr. começou muito mal sua campanha. Talvez ainda haja tempo para reverter trágico quadro!
Cordialmente,
Péricles de Andrade
Paraguaçu Pta/SP   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 08/07/2014
| Ver Comentários | Comentar |
|