Conciliação: grandes empresas apresentam disposição em fechar acordos
25 Abril 2014
Com sede no andar térreo do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, o Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo-SP, realiza cerca de 100 audiências por dia, a maior parte delas envolvendo empresas públicas e privadas de grande porte.
A iniciativa de realizar audiências em busca de um acordo para solucionar processos, muitas vezes, parte das próprias empresas, quando essas se prontificam a remeter listas de casos em que haja propostas de conciliação ao Núcleo.
Exemplo disso é o Banco Santander, que, no próximo mês de maio, tem em pauta aproximadamente 700 processos em fase de instrução processual, nos quais há grandes possibilidades de se efetuar acordo. O grupo Carrefour, por sua vez, também apresentou, neste ano de 2014, um projeto temporário para a conciliação, sobretudo em processos distribuídos até 31/12/2013.
"Cada vez que recebemos uma lista de processos, significa que a empresa está disposta a entrar num plano de acordos, ainda que de forma temporária", explica a Juíza Sandra Brasil, integrante do Núcleo, cuja coordenação fica a cargo da desembargadora Sonia Aparecida Gindro. As magistradas incentivam o comparecimento das partes e advogados às audiências marcadas, reiterando sempre acerca das inúmeras vantagens que a conciliação traz não somente aos litigantes, mas também ao judiciário e à sociedade como um todo.
Além do Banco Santander e Carrefour, marcam presença constante no Núcleo de Solução de Conflitos instituições como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil que regularmente encaminham ao Cejusc-Sede listagem de processos selecionados para a Conciliação, tratando-se de prática que prestigia e fomenta a cultura conciliatória.
Tanto empresas como trabalhadores que tenham interesse na composição amigável para solucionar processos podem procurar o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Individuais, Nupemec-2. As inscrições são feitas pela página (clique aqui), mesmo local onde os interessados podem acompanhar os agendamentos e consultar a legislação específica sobre a atuação do Núcleo.
Texto: Aline Castro – Secom/TRT-2
http://www.trt2.jus.br/indice-noticias-em-destaque/18502-conciliacao-grandes-empresas-apresentam-disposicao-em-fechar-acordos   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 28/04/2014
| Ver Comentários | Comentar |
|