A aposentadoria é um momento único na vida das pessoas e deve ser considerada como uma transição, não como uma crise. São anos e anos de trabalho árduo e dedicação à vida profissional. Daí, restam apenas as dúvidas: o que fazer? Como usarei meu tempo a partir de agora? Quais são os desejos que enfim posso realizar?
A aposentadoria deve se dar de uma forma leve e tranquila, mas deve, sobretudo, ser planejada com bastante antecedência e organização. Um primeiro passo nesse sentido é buscar o maior número possível de informações.
O que vem a ser aposentadoria?
Quando pensamos em um aposentado vem sempre em nossa mente imagens de pessoas bem velhinhas. Porém, embora a aposentadoria esteja na maioria das vezes ligada à idade, nem sempre vai depender disso. Um pessoa que sofreu um acidente ou desenvolveu uma doença grave, por exemplo, não irá depender de idade para solicitar o seu benefício (aposentadoria por invalidez). A propósito, há vários outros tipos de aposentadoria, sobre os quais informaremos detatalhadamente nos posts futuros.
Agora que você já sabe que nem só os idosos se aposentam, vamos ao ponto: o que é a aposentadoria? A aposentadoria é, de uma forma geral, o afastamento remunerado. É um benefício concedido àqueles que preencherem um dos seguintes requisitos:
contribuíram para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pelo tempo descrito nas regras;
têm a idade mínima estipulada;
por motivos diversos, não apresentam condições para trabalhar.
O início da aposentadoria se dará a partir da extinção do vínculo com a empresa, quando requerida até 90 dias após o desligamento. Caso o contrário, terá início a partir da entrada do requerimento. O benefício é encerrado quando ocorre a morte do segurado, devendo ser suspenso. Após o óbito, os familiares não podem realizar saques, salvo casos em que os valores residuais são repassados a dependentes, mediante a concessão de pensão por morte, ou a herdeiros. Saques feitos indevidamente terão que ser ressarcidos.
Se o segurado, por motivos diversos, se encontra impossibilidado de cuidar da sua aposentadoria, deverá eleger alguém para fazê-lo, mediante procuração. Veja as informações a respeito de procuração, referente a benefícios neste endereço: http://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/404.
Como solicitar – agendamento de atendimento na Previdência Social
Para solicitar qualquer tipo de aposentadoria, primeiramente, é preciso agendar um horário através do telefone 135 ou, para agendamento eletrônico, através do endereçohttp://www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view.
6 dicas para planejar uma aposentadoria mais satisfatória:
1- O que mais se ouve falar é que a previdência pública gera uma renda baixa. Portanto, se você
quer complementar essa renda, faça uma poupança em sua conta bancária ao longo da sua vida:
a partir dos 25 anos – deposite 10% da sua renda;
até os 35 anos – deposite 20% da sua renda;
até os 45 anos – deposite 30% da sua renda;
até os 55 anos – deposite 40% da sua renda
depois dos 55 anos – deposite 50% da sua renda.
2- Já pensou em qual valor você gostaria de receber na sua aposentadoria? Se ainda não pensou, faça isso. Se já pensou, busque formas de alcançar isso a longo prazo.
3- Caso fique desempregado, saiba que existe uma forma de continuar contribuindo para a Previdência, como contibuinte individual.
4- Se tem alguma contribuição pendente, retire o seu extrato de contribuições (isso pode ser feito online), veja qual é a pendência e pague-a. Busque o posto da previdência mais próximo e pegue informações de como fazer isso.
5- Você também pode procurar por programas de aposentadoria privada que algumas empresas oferecem.
6- Se aposentar não é sinônimo de ficar parado. Essa é uma nova etapa da vida. Portanto, aproveite para fazer coisas novas: faça viagens, cursos, faculdades e bote em prática certos projetos que outrora eram inviáveis.
Há vários tipos de aposentadoria
Você já sabe o que é a aposentadoria, como solicitá-la e conferiu dicas de como planejar uma boa aposentadoria. Mas, quais pessoas têm o direito de se aposentar? E como isso se dá? Isso vai depender do tipo de aposentadoria na qual a pessoa se enquadra, ou escolhe. E cada tipo de aposentadoria possui regras específicas, que e se encaixam em certos perfis.
Quais são esses tipos de aposentadoria? Bom, esse é um assunto para outras sessões. Acompanhe nos nossos próximos posts todas as informações que você precisa saber sobre os tipos de aposentadoria.
Texto de Daysi Pacheco
Fonte: http://www.andremansur.com.br/cronicaseartigos/afinaloqueeaposentadoriaecomo-solicitar/
Everton Moraes
Publicado por Everton Moraes
Formado em Administração, blogueiro, Teólogo, religioso, Analista de Marketing Jurídico.   - Visite www.apdobanespa.com
APdoBanespa - 05/02/2014
| Ver Comentários | Comentar |
|