5 curiosidades sobre o prédio mais icônico de São Paulo, o (eterno) Banespão
Giulia Trecco GIULIA TRECCO - EDITORA | BRASIL • JUNHO 26, 2020
Edificio altino arantes banespão curiosidades
Tuca Reinés/Coleção Santander Brasil
Todo paulistano já viu de pertinho, ou de alguma parte da cidade, a bandeira do Estado balançando no topo do Edifício Altino Arantes.
O edifício Altino Arantes, mais conhecido como Banespão (ou desde 2018, como Farol Santander), é um dos símbolos mais famosos de São Paulo. Inaugurado em 1947, quando foi escolhido para sediar o Banco do Estado de São Paulo, se tornou omnipresente na capital. Não há quem não lembre desse prédio quando se fala em São Paulo.
Pensando na importância desse prédio na história da capital, separamos 5 curiosidades que talvez você ainda não soubesse sobre o Banespão. Confere só!
Inspiração no Empire State Building
Situado no ponto alto do centro velho, a inspiração da arquitetura veio do famoso Empire State Building, em Nova York.
Números que impressionam
são 161,22 metros de altura, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas. Logo após a inauguração, na década de 1940, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo.
Dos maiores da cidade e do país
Ainda hoje, é um dos prédios mais altos do país. Sendo o 3º mais alto da cidade e o 5º do Brasil.
Visão 360° da maior cidade do país
O seu mirante, proporciona aos visitantes uma das vistas mais incríveis da cidade. De lá, o raio de visão é de 360º e atinge 40 Km. De lá é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do centro.
Bandeira no topo
Nos anos 1970, o edifício ganhou sua tão famosa bandeira do estado de São Paulo no topo. Ela mede 5,40 por 7,72 m, e tem de ser trocada frequentemente devido aos fortes ventos que assolam o topo do edifício.   - Visite www.apdobanespa.com
Nº 128236 - enviada por Rosana Hernandes - Facebook/ em 15/12/2021 | | |