Ser “esquecido” é um sinal de inteligência acima da média, de acordo com estudo
Luiza Fletcher • 3 de abril de 2018
As falhas de memória são vistas com maus olhos na grande maioria das vezes, e isso é compreensível. Afinal, quem gosta de esquecer o aniversário de um amigo ou ente querido, deixar de comprar um produto muito importante no mercado ou perder o horário de um compromisso?
Quando passamos por um momento como esse, nós nos sentimos mal e desconfortáveis, culpando-nos por nossa “memória fraca”. No entanto, de acordo com um estudo recente, não nada de errado conosco!
O estudo foi conduzido por um professor da Universidade de Toronto e publicado pelo jornal científico Neuron Journal. Os resultados mostram que o esquecimento é um processo natural do cérebro, e que pode até mesmo contribuir para nossa inteligência.
De acordo com a pesquisa, a boa memória não está relacionada ao quão inteligente uma pessoa é, e que os pequenos esquecimentos da vida podem contribuir para a o desenvolvimento de nossa inteligência.
Em nosso conhecimento tradicional, as pessoas que sempre se lembram de tudo são consideradas melhores de memória e mais inteligentes. Entretanto, o estudo chegou a uma conclusão oposta: as pessoas que têm pequenas falhas de memórias podem tornar-se mais inteligentes, a longo prazo.
O fato é que os nossos cérebros são muito mais complexos do que pensamos. A área onde guardamos a memória, chamada de hipocampo, precisa ser limpa, de vez em quando. Nós precisamos manter apenas o que é importante e desapegar do que não é.
É por isso, por exemplo, que tendemos a nos lembrar do rosto de uma pessoa, mas não do seu nome. Claro que ambos são importantes no contexto social, mas no contexto animal, o rosto é fundamental para a sobrevivência, o nome não.
Além de fazer essa filtragem das coisas que são realmente importantes, o cérebro também substitui o que não é relevante por memórias novas. E quando está cheio de memórias, é mais provável que tenha dificuldades na tomada de decisão.
A era de tecnologia em que vivemos torna mais difícil para nós retermos grandes memórias, porque é mais fácil fazermos uma busca na internet e descobrir o que precisamos do que buscar em nossos conhecimentos antigos guardados na mente.
Realmente não existe problema em ter pequenas falhas de memória, não há nada de errado com você. Esquecer algumas coisas é normal, faz parte do trabalho do cérebro!
Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo
Luiza Fletcher   - Visite www.apdobanespa.com
Nº 126681 - enviada por Álvaro Pozzetti de Oliveira - Bauru/ em 02/07/2018 | | |