Um casal recém-casado mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã que passam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:
“Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar roupas!”
O marido observou calado. Três dias depois... também durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e novamente a mulher comentou com o marido:
“Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!”
E assim, a cada três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal. Passando um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito branco sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:
“Veja, ela aprendeu a lavar as roupas, será que uma outra vizinha lhe deu sabão? Porque eu não fiz nada.”
O marido calmamente respondeu:
“Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei a vidraça da nossa janela!”
E assim é... tudo depende da janela através da qual observamos os fatos.
Antes de criticar, devemos verificar se fizemos alguma coisa para contribuir e podemos começar verificando nossos próprios defeitos e limitações.
Você já olhou sua janela hoje????
Marialuiza d.
Diretora da Portal Vagas e Talentos
Wednesday, 16 de May de 2007 - 11:07
Simone, como esta historinha reflete a ausência de cores de quando olhamos o outro através da nossa sombra!!! Também nos mostra as distorções da realidade,se focarmos a vida e os fatos sob as lentes da negatividade e criticismo - características estas que precisam ser combatidas, conscientemente, por cada um de nós... Se todos somos imperfeitos, se todos somos portadores de "paixões"e "sombras".
Há determinados tipos eneagramático que possuem tanto o criticismo quanto a negatividade como características predominantes; estes em especial precisam ficar alertas para se observarem e se flagrarem, se não estão olhando a vida e os fatos através desses "vidros embaçados e desfocados" de suas sombras.
O Eneagrama sempre e sempre nos convida ao resgate da Fé, da Esperança e do Amor, dentro e fora de nós... Exatamente para qualificarmos a nós e a tudo e todos.
Está mais que provado que a vida nos traz exatamente aquilo que mais enxergamos... Portanto, que foquemos e alimentemos o lado bom, belo e do bem, não é mesmo?
Abraço,
Marialuiza.
  - Visite www.apdobanespa.com
Nº 124334 - enviada por Eliel d Ornelas - Cabo Frio/RJ/ em 10/09/2016 | | |