Pergunta: Quando é que realmente sabemos quanto tempo precisamos para terminar o projeto?
Resposta: Depois que ele acaba!
Três homens: um gerente de projeto, um engenheiro de software e um
engenheiro de hardware estão trabalhando juntos em um projeto. Mais ou menos no meio da semana, eles decidem fazer uma caminhada juntos depois do almoço para espairecer a cabeça um pouco. Atrás de uma árvore na calçada, eles encontram uma lâmpada mágica, igual àquelas que vemos em desenhos e filmes. De brincadeira, eles passam a mão na lâmpada e um gênio aparece. O gênio diz: normalmente, eu satisfaço três desejos, mas como vocês estão em três, vou conceder um desejo para cada um.
O engenheiro de hardware vai primeiro e diz: Gostaria de passar o resto da minha vida morando em uma mansão em Bahamas sem nunca mais me preocupar com dinheiro. O gênio atende ao desejo e o manda para a mansão dos seus sonhos.
O engenheiro de software é o próximo e diz: Gostaria de passar o resto da minha vida em um iate no Caribe sem nunca mais me preocupar com dinheiro.
O gênio concede o desejo.
Por fim, chega a vez do gerente do projeto. O gênio, então, pergunta: E qual seria o seu desejo?.
Sem titubear, o gerente de projetos responde: Quero os dois de volta até as 3 da tarde hoje!
Um médico saiu a caminhar e viu essa velhinha da foto sentada no banco de uma praça fumando um cigarrinho.
Aproximou-se e perguntou:
“Nota-se que está bem, qual é seu segredo”?
Ela então respondeu:
-”Sou Engenheira, durmo às 4h da manhã revisando sistemas, planilhas, projetos… e me levanto às 6h”.
Nos fins de semana não pratico esportes e quase não me divirto. Trabalho fazendo projetos, orçamentos, especificando materiais, revisando planilhas, visitando e acompanhando obras. Isso tudo todos os dias, final de semana, sábados, domingos e feriados também.
Não tomo café da manhã, mal almoço e jantar quase nunca porque não dá tempo.
E não tiro férias há mais de 15 anos!…
O doutor então exclamou:
- “Mas isso é extraordinário”. A senhora tem quantos anos?
- 36…
Tipos de Gerentes de Projetos:
Se você me atrapalhar, eu te matarei! - gerente de projetos ideal
Se você me atrapalhar, você me matará! - de certa forma, um gerente não tão ideal
Se eu me atrapalhar, eu te matarei! - um gerente de projetos meio que sem rumo
Se eu te atrapalhar, eu te matarei! - um gerente de projetos durão (come vidro quebrado, bebe água fervendo etc.)
Sou tudo e todos! Mate-me se puderes! - gerente de projeto messiânico
Não me atrapalhe ou acabarei matando todos nós - gerente de projetos suicida
Se você me matar, eu vou te atrapalhar - gerente de projetos de certa forma benevolente mas ineficiente
Se eu te matar, vou acabar te atrapalhando - gerente de projetos que tem dificuldade em lidar com o óbvio
Tenho certeza absoluta que nada irá nos atrapalhar, então ninguém morrerá - gerente de projetos que está prestes a se meter numa grande encrenca
Se você me matar, vou te atrapalhar - gerente de projetos pragmático
E daí se você me matar? Se você me atrapalhar, quem vai ligar? - gerente de projetos fraco, não muito inspirado
Se um atrapalhar o outro, quem acabará morto? - gerente de projetos confuso
Mate-me, se não tiver outro jeito - todo gerente de projetos que precisa cumprir prazos
As 33 Regras Básicas de Gestão de Projetos
1. Uma mulher precisa de 9 meses para ter um bebê. Isso não pode ser feito em um mês por 9 mulheres.
2. Nada é impossível para a pessoa que não tem que fazê-lo.
3. Você pode convencer um trouxa a se comprometer com um prazo impossível de ser cumprido, mas não pode convecê-lo a cumpri-lo.
4. No ámago de todo projeto grande existe um pequeno projeto tentando sair.
5. Quanto mas desesperada é a situação, mais otimista deve ser o situante.
6. Mudança zero é como o abominável homem de neve: é um mito que derrete sempre que a coisa esquenta.
7. Um usuário dirá a você tudo o que perguntar, mas nada mais.
8. Dentre as inúmeras interpretações possíveis de uma comunicação, a menos conveniente é a correta.
9. Nunca há tempo suficiente para fazer a coisa certa na primeira vez, mas há sempre tempo suficiente para voltar e fazer novamente.
10. A amargura da má qualidade continua mesmo depois que a docura de cumprir o prazo é esquecida.
11. Sei que você acredita que entende o que você acha que eu disse, mas não estou certo de que você entende que o que você ouviu não foi o que eu quis dizer.
12. O que não está no papel nunca foi dito.
13. Se você não conseguir manter a cabeça fria quando todos em sua volta já perderam as deles, você não entendeu o plano.
14. Se não der certo na primeira vez, remova todas as provas que você um dia tentou.
15. Não há gerentes de projetos excelentes, apenas os sortudos.
16. Quanto mais você planeja, mais sorte você tem.
17. Um projeto é um pequeno passo para o patrocinador do projeto, mas um salto gigante para o gerente de projetos.
18. Uma boa gestão de projetos não é tanto uma questão de saber fazer o que e quando, mas sim o de saber dar boas desculpas para quem e quando.
19. Se tudo estiver exatamente como o planejado, algo, em algum lugar, está dando extremamente errado.
20. Todos pedem um gerente de projetos forte - quando eles conseguem um, eles não o querem.
21. Para um gerente de projetos, estourar o orçamento é tão certo quanto a morte e os impostos.
22. Rápido - bom - barato - você só pode ter dois deles.
23. Há, de fato, um negócio chamado cronograma não realístico.
24. O projeto não teria sido iniciado se a verdade tivesse sido dita sobre custo e prazo.
25. Um projeto de dois anos levará três anos; um projeto de três anos nunca acabará!
26. Quando o peso da papelada do projeto se igualar ao peso do próprio projeto, o projeto pode ser considerado concluído.
27. Um projeto mal planejado demorará três vezes mais do que o esperado - um projeto bem planejado demorá apenas duas vezes mais do que o esperado.
28. Tudo o que puder ser mudado será mudado até que não haja mais tempo para se mudar nada.
29. Um projeto atrasa um ano, um dia de cada vez.
30. Nenhum projeto consegue terminar no tempo alocado, dentro do orçamento e 100% de acordo com as especificações.
31. A pessoa que dá o prazo e custo maiores é provavelmente a única pessoa com uma idéia de como fazer o serviço.
32. A boa coisa sobre não planejar é que o problema vem como uma surpresa, em vez de ser precedido por um período de apreensão e depressão.
33. Um bom controle do projeto revela problemas com antecedência - o que significa que você terá mais tempo para se preocupar com eles.   - Visite www.apdobanespa.com
Nº 122982 - enviada por Álvaro Pozzetti de Oliveira - Bauru/ em 04/04/2016 | | |