Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Artrose osteoartrose
Enviada em 19/11/2018 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

Entenda o que é artrose e como é o seu tratamento

artrose osteoartrose
A artrose, também chamada de osteoartrite, é a condição crônica mais comum nas articulações, afetando cerca de 30% da população com mais de 50 anos. Qualquer articulação no corpo pode ser afetada, porém os locais mais comuns são joelhos, quadris, coluna lombar e pescoço além das pequenas articulações dos dedos das mãos e na base do polegar.

As cartilagens são firmes e cobrem as terminações de cada osso, proporcionando uma superfície suave e deslizante para o movimento das articulações e também atuando como um amortecedor entre os ossos. A osteoartite acontece pela degeneração dessas cartilagens, causando dor, inchaço e dificuldades de locomoção.

A artrose acomete pessoas de todas as idades, porém é muito mais comum em pessoas acima dos 65 anos. Os fatores de risco mais comuns, além da idade, são obesidade, lesão anterior das articulações, uso excessivo da articulação e fatores genéticos. Sabe-se que pessoas que durante muito tempo fizeram esforços físicos repetitivos têm uma chance maior de desenvolver o problema. A osteoartrite é bastante comum em atletas.

Os sintomas da artrose costumam ser mais intensos no começo da manhã ou após o repouso e têm um desenvolvimento lento. Começam bem leves, passando quase despercebidos, e vão piorando gradualmente ao longo do tempo.

Com a intensificação dos sintomas, as pessoas com osteoartite costumam se queixar de dificuldades para realizar as atividades diárias. Andar, subir escadas, dirigir ou até mesmo arrumar a cama passam a ser tarefas complicadas. Muitas pessoas acham que os sintomas e a incapacidade são inevitáveis e acabam não buscando tratamento. Com isso, as limitações vão ficando cada vez maiores e a qualidade de vida vai diminuindo.

Apesar de não haver uma cura para a artrose, há muitos aspectos que o tratamento pode proporcionar no sentido de reduzir a incapacidade e o incômodo e aumentar a qualidade de vida. Alguns objetivos possíveis do tratamento são promover alívio dos sintomas, como dor, inchaço e rigidez e aumentar mobilidade e flexibilidade.

Diversos estudos apontam que atividade física regular é um dos principais recursos no tratamento da osteoartrite. Exercícios simples, como fazer uma caminhada ou alongamentos podem reduzir a dor, aumentar a mobilidade e ainda ajudar a manter um peso saudável. O excesso de peso sobrecarrega as articulações, portanto, manter uma dieta equilibrada e controlar o peso corporal são atitudes extremamente benéficas.

Quanto às medicações e procedimentos, os recursos mais usados são os analgésicos, anti-inflmatórios e corticoides. A Medicina Intervencionista da Dor conta com recursos bastante eficazes no controle da dor, como os bloqueios anestésicos com corticoides eas injeções de ácido hialurônico. Outro recurso que vem apresentando resultados surpreendentes em diversas pesquisas em centros de referência mundial é o PRP – Plasma Rico em Plaquetas.

A fisioterapia também é um recurso essencial no tratamento da artrose, contando com diferentes recursos e exercícios especiais para o aumento da mobilidade e alívio dos sintomas. Em alguns casos em que a incapacidade é grande e a vida se torna muito restrita a Psicologia pode ser um recurso importante no sentido de ajudar a pessoa a lidar com as dificuldades e voltar gradualmente a se engajar em atividades importantes e significativas para sua vida.



Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 3713 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |