Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Suco de Romã
Enviada em 29/03/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

O Suco de Romã e seus Benefícios à Saúde

A romã tem feito parte da história da humanidade desde os tempos bíblicos, sendo mencionada no Êxodo, bem como em textos babilônios antigos. Na verdade, a romã é uma baga, e cada fruta contém entre 200 e 1.400 sementes no seu interior. A polpa que cobre as sementes é o que nós geralmente comemos e bebemos, e é super saudável!

Valores nutricionais da romã
Romãs são ricas em ácido elágico, um antioxidante, e ácido punícico, um ácido graxo ômega-5, que beneficia a regeneração das células. O suco é uma grande fonte de vitaminas A, C e E, bem como minerais como cálcio, fósforo e potássio, entre outros.

Benefícios do suco de romã para a saúde

Utilizado por seus benefícios à saúde em todo o Oriente Médio e Ásia durante milênios, ele contém muitos nutrientes, como quercetina, que ajuda a proteger o corpo contra diabetes, câncer e doenças cardíacas.

1. Benefícios para o coração
O suco de romã ajuda a manter a saúde do coração porque influencia na elasticidade das artérias e reduz inflamações nos vasos sanguíneos. Reduz também arteriosclerose, uma das principais causas de doenças cardíacas. O suco também auxilia a reduzir o risco de entupimento das artérias, diminui os níveis de colesterol LDL e aumenta o HDL.

2. Mantém os níveis de açúcar no sangue
Apesar de conter frutose, o suco de romã não eleva o nível de açúcar no sangue. Estudos demonstraram que diabéticos que consumiram suco de romã durante duas semanas não apresentaram aumento de glicose no sangue.

3. Mantém a pressão sanguínea
O suco de romã reduz lesões e inflamações nos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão. Também funciona como uma aspirina natural, afinando o sangue e, assim, melhorando sua circulação pelo corpo.

4. Proteção contra o câncer
Os antioxidantes presentes no suco eliminam os radicais livres, inibindo o crescimento de células cancerígenas. Acredita-se que o suco de romã induz apoptose — uma condição em que as células cancerígenas se autodestroem. É considerado altamente benéfico para prevenir câncer de próstata, bem como como bloqueador de aromatase — um hormônio que parece estar relacionado com o câncer de mama.

5. Acalma indisposições estomacais:
O suco de romã tem sido utilizado para tratar de diarreia e disenteria desde tempos antigos. Ele aumenta a produção de enzimas que auxiliam na digestão. Acrescente uma colher de mel a um copo de suco de romã para prevenir indigestão.

6. Estimula o sistema imunológico:
Os antioxidantes presentes no suco estimulam os glóbulos brancos, aumentando a sua eficiência. O suco possui também propriedades antibacterianas e antimicrobianas, auxiliando a diminuir bactérias que ficam na boca e causam cáries e infecções por estafilococos.

7. Previne anemia
A anemia é causada pela baixa produção de glóbulos vermelhos no sangue. Os altos teores de ferro no suco auxiliam o organismo a produzir mais glóbulos vermelhos. Também é considerado um ótimo remédio para olhos vermelhos e irritados. Basta colocar algumas gotas de suco nos seus olhos.

8. Melhora a digestão
Quando se fala do sistema digestivo, o suco de romã faz maravilhas para o estômago e o fígado. Também ajuda a aliviar infecções do trato urinário, facilitando o curso da urina. Rico em fibras, ajuda a regular os movimentos dos intestinos.

9. Auxilia no processo de regeneração das cartilagens
O suco de romã é conhecido também por inibir enzimas que causam danos às cartilagens, diminuindo futuros problemas. O suco sem açúcar pode aliviar artrite e inflamações nos ossos. O consumo regular de suco pode prevenir a ocorrência do Mal de Alzheimer e outros problemas neurológicos, bem como dissolver cálculos nos rins e até mesmo auxiliar em casos de disfunção erétil.

10. Benefícios antienvelhecimento

Uma dieta rica em suco de romã ajuda a retardar o envelhecimento ao reduzir rugas e linhas causadas por exposição ao sol. Auxilia também na regeneração da pele, prevenindo hiperpigmentação e manchas senis.

11. Adequado para todos os tipos de pele
O suco faz maravilhas em peles secas. O ácido punícico, um ácido graxo ômega 5 presente no suco, mantém a pele hidratada. O suco também auxilia a reduzir a produção de sebo, evitando o surgimento de espinhas.

12. Auxilia na cicatrização
O suco de romã estimula a regeneração celular da pele e pode acelerar a cicatrização de ferimentos. As sementes estão cheias de nutrientes benéficos à pele, que protegem contra queimaduras de sol e curam danos provocados pela exposição à luz solar.

13. Melhora a textura da pele
Um copo de suco de romã lhe deixará com a pele viçosa. Também irá prevenir as rugas, pois aumenta a produção de colágeno, que é o que mantém a firmeza da pele.

14. Bom para os cuidados pré-natais
O suco de romã contém muitas vitaminas e minerais, bem como ácido fólico, todos essenciais para uma boa dieta pré-natal. As propriedades anti-inflamatórias ajudam a melhorar o fluxo de sangue, tanto para a mãe quanto para o feto. O potássio no suco previne cãibras musculares associadas à gravidez e acredita-se até mesmo que ajude a evitar nascimentos prematuros.

15. Máscara de romã para uma pele luminosa
Misture uma colher de sopa de mamão verde, uma colher de sopa de óleo de semente de uvas e uma colher de sopa de extrato de semente de uva com duas colheres de sopa de suco de romã, e aplique sobre o rosto. Deixe agir por uma hora, e depois enxágue com água morna.

16. Previne câncer de pele
As antocianinas e taninos no suco de romã são poderosos aliados na luta contra tumores de pele. Aplique suco diretamente sobre a pele e deixe que o ácido elágico faça o que ele faz de melhor: inibir o crescimento de células cancerígenas.

17. Previne queda de cabelo
O suco de romã fortalece os folículos capilares, prevenindo a queda dos cabelos e deixando-os saudáveis e encorpados.

Precauções
Se você estiver tomando medicamentos para pressão sanguínea, as propriedades naturais do suco de romã para baixar a pressão podem causar problemas de pressão arterial muito baixa.

Não beba suco de romã se você estiver gripado, com tosse e catarro.

Assim como o tomelo, o suco de romã pode interferir com alguns tipos de medicamentos, especialmente estatinas (para colesterol), antidepressivos, medicamentos para AIDS e medicamentos analgésicos com substâncias narcóticas.


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4123 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |