Gengibre em Conserva Enviada em 22/11/2024 por Álvaro Pozzetti de Oliveira
Os benefícios do gengibre são cada vez mais conhecidos. Essa raiz de sabor forte é tida hoje como um emagrecedor natural, devido ao seu efeito termogênico. Ele também auxilia no controle do colesterol alto, diabetes, enxaquecas e outros males, além de reduzir as dores da cólica menstrual e o enjoo comum durante viagens.
Quem está interessado em aproveitar essas propriedades pode fazer uso do chá de gengibre e do gengibre em pó. Outra opção é o gengibre em conserva, que tem a vantagem de poder ser armazenado por vários meses sem perder o sabor.
Os estudos feitos sobre o gengibre não se referem à conserva em especial, mas sabe-se que essa receita preserva as propriedade termogênicas da raiz. Dessa forma, o consumo pode acelerar o metabolismo, auxiliando na perda de peso.
3 xícaras (chá) de gengibre fatiado
1 xícaras (chá) de vinagre de arroz
3 colheres (sopa) de sal rosa
1/2 xícara (chá) de açúcar orgânico (demerara ou mascavo)
Preparo: Comece descascando e gengibre, tirando apenas a casquinha mais fina. Depois corte as fatias e coloque-as em uma panela. Cubra com água e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue, escorra e deixe o gengibre esfriar.
Agora coloque o vinagre com o sal e o açúcar em outra panela e leve ao fogo para ferver. Depois que começar a borbulhar desligue. O ideal é que enquanto a conserva cozinha, você coloque as fatias de gengibre em um vidro previamente higienizado. Cubra com o vinagre temperado e tampe bem.
Deixe a conserva de vinagre curtir fora do geladeira por 3 dias. Após esse tempo, pode guardar na geladeira e ir consumindo aos poucos.
A coloração do gengibre em conserva é levemente rosada, por causa do contato com o vinagre. Se ele mudar de cor ou de sabor depois de algum tempo, você saberá que ele não está mais bom para o consumo. Guardada na geladeira, a conserva dura de 3 a 6 meses, dependendo de vários fatores. Observando qualquer alteração, descarte o restante.
Como Consumir
O gengibre em conserva pode ser usado no preparo de sucos, chás e saladas. Ele preserva o sabor picante do gengibre e dura bem mais. A dica é lavar as fatias antes do consumo para retirar o excesso da conserva.
O recomendado é 2 g do alimento por dia, o que equivale a cerca de 2 fatias finas. Se for consumido em demasia, o gengibre pode trazer problemas de saúde. Além disso, ele interage com alguns medicamentos, como os usados para doenças do coração.
|
Comentários para você ver
| | |