Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Benefícios do Tomate
Enviada em 25/04/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

10 Benefícios do Tomate à Sua Saúde
Os tomates são doces, saborosos e extremamente versáteis na cozinha. No entanto, existem muitas outras razões pelas quais você deve consumi-los com mais frequência: como muitos já sabem, essas frutas vermelhas (sim, o tomate é uma fruta!) estão cheias de vitamina C, têm pouquíssimas calorias e absolutamente nada de gordura - mas isso não é tudo! Aqui estão 10 coisas ainda melhores que os tomates fazem pela sua saúde:

1. Eles estão cheios de tudo que você precisa para uma boa saúde
Uma porção de tomates bem maduros e crus é uma fonte riquíssima de vitaminas A, C, K, folato e potássio. Sua quantidade de sódio, gordura saturada, colesterol e calorias são muito baixas e eles são carregados de tiamina, niacina, vitamina B6, magnésio, fósforo e cobre - todos essenciais para a nossa saúde. Uma única porção (1 xícara de tomate picado) contém 2 gramas de fibra, o que corresponde a 7% da quantidade diária recomendada.

2. Eles promovem a saúde da pele
Assim como a cenoura e a batata-doce, tomates contêm betacaroteno, que contribui para a proteção da nossa pele contra os danos do sol, e licopeno, que ajuda a reduzir a sensibilidade da nossa pele à luz ultravioleta - um dos principais contribuintes para as rugas e pés-de-galinha.

3. Eles fortalecem os seus ossos
Com o seu rico teor de vitamina K e cálcio, tomates dão o impulso que o seu corpo precisa para fortalecer e reparar seus ossos. O licopeno (pigmento vermelho) encontrado no tomate, assim como na cenoura e melancia, melhora significativamente a massa óssea, e serve como uma excelente forma natural de lutar contra a osteoporose.

4. Eles combatem o câncer
Os tomates são agentes de combate ao câncer naturais e deliciosos. A sua concentração de licopeno (de novo!) ajuda a reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo o de próstata, boca, garganta, faringe, colo do útero, estômago, esôfago, reto, cólon e ovário! Isto é devido às suas propriedades antioxidantes (vitaminas A e C), que lutam contra os radicais livres que provocam danos celulares.

5. Eles equilibram o açúcar no sangue
Por causa da sua grande fonte de cromo, os tomates são excelentes reguladores de açúcar no sangue. Portanto, se isso é um problema para você, não se esqueça adicionar mais tomates à sua dieta (leia mais sobre como você pode fazer isso no final do artigo).

6. Eles melhoram a sua visão
Você também pode colher benefícios fantásticos para os seus olhos e visão com os tomates. Um dos nutrientes encontrados no tomate, a vitamina A, é conhecida por melhorar a visão e a cegueira noturna. De acordo com estudos recentes, tomates também reduzem o risco de degeneração macular, uma condição ocular grave e irreversível.

7. Eles melhoram a saúde dos cabelos
Além de ser benéfica para os olhos, a vitamina A encontrada no tomate pode aumentar a saúde dos seus cabelos. Ela não oferece uma solução para a queda de fios, mas certamente ajuda a fortalecê-los e os dá mais brilho.

8. Eles previnem pedras nos rins e cálculos biliares
Pedras nos rins e cálculos biliares são problemas de saúde comuns que podem ser prevenidos com ingestão de tomates. Eles reduzem o risco destes problemas decorrentes, especialmente se são comidos sem as sementes.

9. Eles aliviam a dor crônica
Você sabia que tomates também podem combater a dor? Se você está sofrendo de dor crônica leve a moderada, como a de artrite, inflamação crônica ou dor nas costas, você deve considerar o tomate como um remédio natural. Uma vez que eles são ricos em bioflavonoides e carotenoides (ambos agentes anti-inflamatórios), os tomates podem diminuir significativamente a sua dor nesses casos.

10. Eles ajudam na perda de peso
Tomates são cheios de água e fibras, tornando-os excelentes para quem está tentando perder peso. Eles podem ser um ótimo lanche entre as refeições, em vez de maçãs, e também são o ingrediente perfeito para usar nas saladas ou sanduíches, adicionando mais sustância à refeição. Comer tomates não só vai deixá-lo saciado e trazer todos esses benefícios que mencionamos, como faz tudo isso sem adicionar calorias extras ou gordura à sua dieta.

Dicas: Como incluir mais tomates na sua dieta

Adicione fatias de tomate aos seus sanduíches, sejam eles de carne, peixe ou vegetarianos.
Faça um sanduíche usando tomate no lugar do pão!
Adicione tomates picados em qualquer salada (à temperatura ambiente, se possível).
Faça massas usando molho ou polpa de tomate (enlatados, cozidos ou caseiro), em vez de cremes.
Beba suco de tomate, ou adicione-os às vitaminas.
Adicione tomates picados aos ovos mexidos ou omeletes.
Coma-os crus como lanche no meio da tarde.
Adicione-os aos guisados ​​e sopas.
Sirva sobre batatas cozidas ou purê de batatas.
Faça uma salsa de tomate para servir com peixes, carnes e saladas.
Coma como acompanhamento ou prato principal, recheando-o com ricota. Clique aqui para a receita.
Créditos: beliefnet.com

Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4124 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |