Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Benefícios da Salsinha
Enviada em 19/04/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

O nome científico Petroselinum crispum te diz alguma coisa? Provavelmente não, mas a planta é bastante conhecida. Estamos falando da salsinha ou salsa, que é usada no Brasil e em vários países do mundo para aromatizar e dar sabor a diversos tipos de alimentos. As folhas são bastante perfumadas, além de terem um gosto bem marcante. Por isso, a salsinha é um dos ingredientes do cheiro verde, que usamos bastante como tempero de pratos caldos, sopas e refogados.

Para além do sabor, a salsa também tem bastante relevância quando pensamos em saúde. Seus diversos nutrientes ajudam a melhorar o funcionamento do organismo, controlar a hipertensão e neutralizar os efeitos dos radicais livres em nossas células, dentre outros benefícios. Essas propriedades fazem com que o consumo da salsinha seja bastante recomendado por médicos e nutricionistas. Para que você possa saber um pouco mais sobre a planta, falaremos mais especificamente sobre os diversos benefícios.

Propriedades e Benefícios
A salsinha tem grande capacidade diurética, ou seja, estimula o funcionamento dos rins a eliminar líquidos do organismo. Esse efeito ajuda a purificar os rins, além de ajudar a combater o inchaço e a retenção hídrica. Por isso, o uso do chá de salsinha costuma ser indicado para auxiliar no emagrecimento como um potencializador da dieta.

Por conter sais minerais importantes como ferro, cálcio, fósforo e enxofre, a salsa desempenha diversos papeis importante em nosso organismo. O consumo do ferro é eficaz para reduzir a fraqueza e o cansaço físico, além de combater a anemia. Nesses casos, é melhor comer a hortaliça crua, como em saladas ou no preparo de sucos.


Salsinha: perfumada, saborosa e repleta de benefícios
O cálcio contido nas folhas e talo da salsa é bom para fortalecer os ossos e combater doenças como a osteoporose. Os principais beneficiários dessa propriedade benéfica são as crianças, que estão com os ossos em formação, e os idosos, que começa a sofrer com a perda de cálcio. Os atletas também devem ingerir bastante cálcio como forma de aumentar o preparo físico.

A infusão feita com as folhas da salsinha melhoram a digestão. O ideal é tomar uma xícara do chá antes das principais refeições ou depois de cometer algum exagero alimentar. Já a aplicação direta das folhas como compressas e emplastos ajuda a desinflar regiões lesionadas após batidas ou quedas, além da função analgésica.

Como consumir?
O consumo da salsa, como mencionamos no decorrer do texto, é altamente benéfico para o organismo. A forma mais comum de ingestão é como tempero, porém podemos usar a salsa de diversas outras formas. Juntamente com frutas, é possível fazer sucos com as folhas e também aproveitar os talos que não usamos no preparo de alimentos. O chá também pode ser feito usando talos e folhas, na medida de 1 colher (sobremesa) para 1 xícara (chá) de água.

Benefícios da Cebolinha Chá para Gases Intestinais Salsa - Propriedades Medicinais


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4124 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |