Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Álcool eleva chance de câncer
Enviada em 28/03/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

Álcool eleva chance de câncer de pele em 20 porcento.
Publicado por Instituto de Direito Sanitário Aplicado - 29 de janeiro de 2014
Beber ao Sol aumenta sensibilidade à luz e danos celulares

Durante o verão, é frequente ver grupos de pessoas bebendo cerveja na praia. A moda deste ano acrescentou o vinho ao ritual, e a bebida virou um dos maiores coadjuvantes do pôr do Sol nas areias cariocas. O costume que parece inofensivo quando acompanhado de água pode levar ao melanoma, câncer de pelé mais letal. Apenas um copo de cerveja ou uma taça de vinho por dia é suficiente para aumentar o risco da incidência da doença em 20%, alerta estudo europeu.

A pesquisa, feita pelo Instituto Karolinska, na Suécia, a Universidade de Monza, na Itália, e o Instituto de Pesquisa Farmacológica de Milão, também na Itália, sugere que, além de intensificar queimaduras, o álcool aumenta a sensibilidade da pelé à luz, gerando moléculas que danificam as células e provocam câncer.

"Nós sabemos que, na presença de radiação ultravioleta, o consumo de álcool pode alterar a capacidade do corpo de produzir uma resposta imune normal" escreveu Eva Negri, uma das autoras do estudo, publicado na revista "British Journal of Dematology".

Quando o consumo de bebida alcoólica ultrapassa quatros copos por dia, o risco de incidência de melanoma sobre para 55%. Os pesquisadores acreditam que o acetaldeído, um dos produtos metabólicos do etanol, pode agir como um "fotossensibilizador" A pelé mais vulnerável gera moléculas chamadas de "espécies reativas ao oxigênio" que danificam as células de uma forma que pode levar ao melanoma.

"Este estudo teve como objetivo quantificar o aumento do grau de risco de melanoma com a ingestão de álcool, e esperamos que, com este conhecimento, as pessoas possam se proteger melhor do Sol" afirmou Eva.

Os pesquisadores também alertaram que beber pode prejudicar o julgamento e fazer com que as pessoas passem mais tempo ao Sol ou esqueçam de passar protetor solar.

FATOR DE RISCO MUNDIAL

Embora não seja o câncer epitelial mais frequente no Brasil representa penas 4% dos tipos de tumor de pelé, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) , o melanoma é considerado o mais grave por ter alta possibilidade de metástase. Em 2010, 1.507 brasileiros morreram em decorrência da doença, sendo 842 homens e 665 mulheres.

O estudo é mais um a evidenciar a ligação das bebidas alcoólicas com a incidência de tumores. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3,6% de todos os cânceres no mundo 5,2% em homens e 1,7% em mulheres são atribuíveis ao consumo de álcool.

Nós temos que acordar para o fato de que o consumo exagerado de álcool é ruim para a saúde de quase todas as maneiras imagináveis disse Emily Robinson, vice-presidente da Alcohol Concern, instituição inglesa que ajuda pessoas com problemas relacionados ao álcool, ao "Telegraph" Esta pesquisa acrescenta mais um problema de saúde aos mais de 60 que já sabíamos ter ligação com a bebida, e é mais uma prova de que a nossa relação com o álcool, precisa mudar.

Fonte: O Globo


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4123 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |