Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

                                   
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE
DICAS DE SAÚDE


Pegadinhas sobre o colesterol
Enviada em 28/03/2024 por     Álvaro Pozzetti de Oliveira

Descobrir o que é realmente verdade sobre o colesterol é o caminho certo para prevenir o problema.
Atualizado em 04/12/2013Reportagem: Marília Medrado - Edição: MdeMulherConteúdo VIVA!MAIS

O colesterol é essencial para o funcionamento do organismo

1. Colesterol é sempre ruim
Nada disso. "O colesterol é uma molécula fundamental que participa da formação da membrana das células, na produção de hormônios sexuais e de bile, fluido que ajuda na digestão", diz Andrei Carvalho Spósito, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Ele é levado às células por uma partícula produzida no fígado chamada LDL (conhecida como colesterol ruim), que é uma espécie de carteiro que conduz o colesterol pelo organismo. A LDL ganhou fama de ruim porque, quando há algum fator de risco (como obesidade), o organismo impede que ela faça o transporte do colesterol, acumulando-se nos vasos sanguíneos. Isso provoca uma inflamação. Então, quando o exame de sangue diz que o índice de LDL está alto, é sinal de perigo: uma veia ou artéria pode entupir (já que há acúmulo de LDL) e causar infarto e AVC.

2. Toda pessoa que infarta tem colesterol alto
Não necessariamente. "Pacientes com outros fatores de risco, como hipertensão, mas com níveis de colesterol normais, também podem ter o problema", diz o cardiologista Francisco Antônio Fonseca, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por isso, quem já teve um infarto ou fatores de risco deve manter a taxa de LDL baixa.

3. Dá para sentir se o colesterol está alto
Não. Em geral, só se descobre o descontrole do nível de colesterol ao sofrer um AVC ou infarto. Aí é tarde demais! Por isso, é importante ir ao médico. Segundo Spósito, a primeira dosagem de colesterol deve ser feita aos 10 anos. A segunda, entre os 20 e 30. Após os 40 anos, os exames devem ser anuais. "É claro que, para quem tem histórico na família, os exames devem ser frequentes", diz.

4. Pode-se tratar o colesterol só com mudança de hábitos
Nem sempre. Ter um estilo de vida saudável - alimentar-se bem e fazer atividades físicas regulares - é importante para combater o problema e os outros fatores de risco, mas alguns pacientes também precisam tomar medicamentos (às vezes, pelo resto da vida) para controlar os níveis de colesterol.

5. A genética não influencia o colesterol
Balela! O descontrole das taxas de colesterol é muito influenciado pelo DNA. É por isso que pessoas com hábitos saudáveis podem ter colesterol alto, enquanto outras comem de tudo e o exame é exemplar. "Ter pais com a doença aumenta as chances de ter o problema também", fala Spósito.

6. Fumar não tem nenhuma relação com colesterol
Não é bem assim. "O cigarro não influencia nas taxas de LDL, mas diminui os níveis de HDL, responsável por tirar o colesterol das paredes dos vasos", diz Fonseca. Ou seja, os fumantes têm mais chances de ter os vasos sanguíneos entupidos de qualquer forma.

7. Atividade física reduz o colesterol ruim
Não diretamente. Fazer exercícios não diminui as taxas de LDL. Porém aumenta o HDL (colesterol bom), deixa a saúde em dia e afasta a hipertensão, o diabetes e a obesidade, que podem levar a um infarto ou AVC.


Dicas de Informática


Dicas Diversas






Curiosidades









Dicas de Saúde


Comentários para você ver

Atualmente somos 4123 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |