RONALDO LOPES LEAL
    RONALDO LOPES LEAL
    RONALDO LOPES LEAL




Caros colegas de Grupo,

Vamos ler com muita atenção a mensagem abaixo, que fiz questão de grifar e negritar, dada a sua importância. Será que é o nosso presente de Páscoa com um pequeno atraso?

Ou será que é para comemorarmos os 2 anos de convivência no grupo? A mensagem abaixo foi eleborada pelo colega Reggiani Presidente da Afaban Curitiba e retransmitida ao grupo pelo José Milton e ratificada pelo colega João Américo, da Afaban Sorocaba.

A posse do novo ministro do TST, pela sua qualificação, e pela demonstração de respeito à nossa causa é motivo de imensa alegria para a comunidade de aposentados do Banespa.

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE !!!

Vamos atender à sugestão do Reggiani e mandarmos nossa mensagem demonstrando nosso entusiasmo pelo fato de vermos o destinos do TST entregue à tão competente jurista. Vejam sua biografia:

João Bosco



Ronaldo José Lopes Leal nasceu em São Jerônimo (RS), em 09 de fevereiro de 1937. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pretor da Comarca de Rio Pardo (RS), aprovado em primeiro lugar em concurso público (1961). Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região/RS (1963), por concurso público. Juiz Presidente de Junta de Conciliação e Julgamento do TRT da 4ª Região (1965). Professor das Faculdades de Direito de Santo Ângelo (1966/89) e Santa Maria (1968/72). Juiz Togado do TRT da 4ª Região, por merecimento (1986). Corregedor Regional da Justiça do Trabalhoda 4ª Região (93). Presidente do TRT da 4ª Região (1993/95). Ministro Togado do Tribunal Superior do Trabalho a partir de dezembro de 95. Tomou posse como Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho em 10/04/2002, e tornou-se Vice-presidente do TST em 13/04/2004.




Caros amigos,

Em dezembro de 2004 o Santander Banespa, juntamente com a Contec, Federação SP/MS e CNB-CUT, ingressou com o Dissídio Coletivo junto ao TST a fim de referendar o Acordo 2004-2006. A partir daquele momento a Afabesp, as Afabans (especialmente as de Campinas, Curitiba, Goiânia, Juiz de Fora e Rio de Janeiro), inclusive a CNA, iniciaram meticuloso trabalho de confecção de representações, memoriais e visitas ao Tribunal Superior do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Geral do Trabalho, Advocacia Geral do União, Ministério da Previdência, Secretaria de Previdência Complementar e outros órgãos e autoridades visando denunciar as injustiças contra os aposentados e pensionistas e resguardar os nossos direitos. O resultado positivo desse trabalho levou o Banespa e seus parceiros a desistir da tentativa de aprovar o Acordo. Após seis meses, em conjunto, retiraram o pedido e impuseram o Acordo nacionalmente possibilitando ingressar com as ações de cumprimento e questionar o próprio Acordo já sem unanimidade e sem o respaldo do TST.



Mas o momento mais importante aconteceu alguns meses antes - em fevereiro de 2005 - na audiência para julgamento do pedido de Dissídio. Presentes o presidente da Contec, da Federação e da CNB-CUT, o diretor e dois advogados do Banespa que, uníssonos e empolgados defenderam a aprovação do Acordo.

Emocionados os 10 ou 12 aposentados presentes ouviram do Presidente da Mesa do TST: "Estabilidade no emprego não é benefício para os aposentados!", "Se o Acordo é tão como vocês estão dizendo, o que fazem aqui aqueles senhores sentados lá fundo da sala?"     Clique aqui e conheça os heróis.

Dito isso, recusou homologar o Acordo e o remeteu ao Relator para análise e possibilitando as nossas ações e a desistência por parte do Banco e dos Sindicatos.

Presidia aquela sessão de julgamento o Vice-Presidente do TST, Ministro RONALDO LOPES LEAL, que com grande sensibilidade e senso de justiça presentiu a maldade que se pretendia contra os aposentados e pensionistas do Banespa.

Hoje, 17.04.2006, às 19 horas, o Ministro Ronaldo José Lopes Leal - gaúcho de São Jerônimo (RS) - será empossado como Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasilia.


Este é o momento propício para que todas as nossas entidades representativas, e os aposentados em geral, manifestem contentamento através do correio, internet ou telefone pela justa e meritória subida daquele que nos entendeu e nos apoiou.

Cordialmente
Afaban de Curitiba e Região
Claudanir Reggiani
Diretor Presidente

joão américo - Afaban Sorocaba





Ao
MM. Presidente do Tribunal Superior do Trabalho,
Ministro Ronaldo Lopes Leal.

Parece que a Divina Providência fez com que aquele sensível e realista Juiz do Trabalho que, na audiência para julgamento do pedido de Dissídio impetrado pelo Santander, recusou-se a homologar o Acordo,hoje, de forma muito merecida, viesse a ocupar o mais alto cargo da Justiça do Trabalho de nosso país, o de presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Emocionados, alguns de nós que estávamos presentes naquela audiência de fevereiro de 2005, ainda nos lembramos de suas palavras em resposta a uníssona aprovação do Acordo pelas Confederações Sindicais presentes, que foram as seguintes: “ Estabilidade no Emprego não é benefício para os aposentados. Se o Acordo é tão bom como vocês estão dizendo, o que fazem aqui aqueles senhores sentados lá no fundo da sala? ”

Mas, após alguns meses, o Santander em conjunto com as Confederações Sindicais, pressentindo a derrota no tribunal, em comum acordo retiraram o pedido de Dissídio, impondo-o de forma arbitrária a todas as bases sindicais, independente das mesmas terem ou não aprovado em assembléias o referido Acordo.

Eis que, renascem as esperanças de mais de 14.000 idosos e viúvas, vítimas da ganância desse Grupo Financeiro Espanhol que nos impõe um congelamento de nossos proventos há cinco anos, e que hoje lidera dentre os Bancos, o ranking de ações trabalhistas com 4.253 processos no Tribunal Superior do Trabalho.

Portanto, regozijamo-nos ao ler seu discurso de posse, vendo que nele, com certeza, seremos um dos seguimentos a serem contemplados pela Justiça Trabalhista Brasileira que haverá de “impor ao respeito de todos, aquilo que a população do país busca: O acatamento à lei e aos direitos humanos.”

Agradecidos e orgulhosos pela nobre postura do novo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, subscrevem esta mensagem representantes de todo país, dos mais de 14.000 aposentados e pensionistas interessados no processo: AG – DC – 149665/2004-000-00-00.6.

Guilherme Setembre - São Paulo/SP




Parabéns aos HERÓIS "...senhores sentados lá fundo da sala":

Alfredo Rossi - CNA
Herbert Moniz - CNA
Oliver Simioni - CNA
Sérgio Roberto Zancopé - CNA
Yoshimi Onishi - Afabesp
Dr. Floriano Rozanski - Afabesp
Dr. Antonio Manoel Leite - Afabesp
Eros Antonio de Almeida - Sinfab
Sebastião Rodrigues dos Santos - Afaban Campinas
Dr. José Horácio - Afaban Campinas
Carlos Augusto de Andrade Reis (Dr. Barão) - Afaban Juiz de Fora
Claudanir Reggiani - Afaban Curitiba
Djalma Emídio Botelho - Afaban Curitiba
Elsie Costa Longa - Afaban Taubaté
Eunice Resende - Afaban Taubaté
Laura Ladeira - Afaban Belo Horizonte
Ademar Vanini - Afaban Centro-Oeste

Ademar Vanini - Goiânia/GO






Veja mais:
Ronaldo Leal diz que sua administração não terá segredos
Discurso do novo presidente do TST, Ronaldo Leal


hm10 - 17/04/2006
José Milton

VOLTAR