Cadastre-se no APdoBanespa - É GRÁTIS - Clique aqui

Municípios perdem serviços bancários
Visite www.apdobanespa.com

Pandemia acelera enxugamento de rede bancária e 89 municípios perdem agência
Por Radialista Rodrigo Pessoa - 11/10/2021
A pandemia Covid-19 acelerou o processo de digitalização do sistema financeiro e avançou um movimento que já estava em andamento: a redução das dependências físicas. Desde o início da crise da saúde até agora, houve o fechamento em massa de agências e 89 municípios perderam os serviços bancários presenciais.

Em agosto deste ano, segundo os últimos dados divulgados pelo Banco Central, 43,4% dos municípios brasileiros (2.427) não possuíam agência. Em março do ano passado, quando o vírus chegou ao país, eram 2.338.

Os bancos argumentam que houve um aumento no uso de canais remotos (como celulares, computadores e tablets) nos últimos anos e que o processo de digitalização de clientes se intensificou na pandemia.

Nesse período, aumentou o número de municípios que, além de não possuírem agência, também não possuíam postos de atendimento presencial ou caixas eletrônicos – de 377 para 384.

Desde o início da pandemia, pelo menos 2.080 agências em todo o país foram fechadas. Em agosto, eram 17.795, contra 19.875.

Para o professor de finanças da FGV Rafael Schiozer, a tendência é que as instituições financeiras fechem mais agências. “É um processo que vai continuar por alguns anos”, destaca.

O economista diz que a maioria das unidades fechadas ficava em capitais ou grandes cidades, que são bem atendidas pela rede bancária.

“As pessoas acabam confundindo o fechamento de agências com a presença de bancos em cidades menores ou de difícil acesso. São coisas correlacionadas, mas a maioria foi em centros grandes, lugares bem bancados. Existe um estudo de eficiência, houve uma sobreposição decorrente de fusões, com duas da mesma instituição na mesma rua, a metros de distância, por exemplo. Com o tempo fecharam. ”

O especialista destaca ainda que, mesmo com um gargalo na inclusão digital da população, o saldo é positivo. “A inclusão digital promovida é maior do que a perda com o fechamento de agências”, afirma.

Desde 2016, 4.752 agências fecharam as portas. No período, o número de municípios sem agência, posto de atendimento ou caixa eletrônico aumentou 9,4%. Em 2012, esse número era 61,7% menor: na época, 147 municípios não possuíam nenhum dos três tipos de atendimento.

Na distância social, a digitalização foi uma solução para a população ficar em casa e alguns serviços foram flexibilizados. Isso acelerou a implementação de iniciativas de tecnologia.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em 2020, das 103,5 bilhões de transações bancárias, 67% foram realizadas via celular ou internet. As agências foram responsáveis ​​por apenas 3% das operações no período.

No entanto, os canais bancários remotos não chegam a todos. Pessoas de baixa renda e residentes em áreas rurais, por exemplo, têm menos acesso à internet e a dispositivos que lhes permitem fazer transações digitais.

Joaquim Melo, coordenador da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, afirma que em municípios sem estrutura bancária, quem não tem acesso à internet precisa se deslocar a outra cidade para receber socorro emergencial ou outros benefícios do governo porque não tem atendimento presencial -face de assistência.

“Em alguns municípios do Amazonas e em populações ribeirinhas é uma verdadeira peregrinação. Às vezes as pessoas demoram cinco dias para chegar à cidade mais próxima que tem caixa eletrônico e pode acontecer que não tenham mais dinheiro no terminal porque muitas pessoas sacam no ao mesmo tempo “, relata.

Os bancos comunitários são responsáveis ​​pela distribuição de moedas sociais, uma espécie de moeda local com nome e logotipo próprios, em locais sem assistência bancária. Muitos também oferecem empréstimos a comerciantes da região.

Melo diz que o governo precisa criar soluções para municípios sem acesso à internet e sem banco porque o movimento de fechamento de agências não será revertido.

“É preciso adotar políticas públicas de incentivo a correspondentes bancários, cooperativas e bancos comunitários, por exemplo”, afirma.

Em muitas cidades, correspondentes bancários, empresas vinculadas à instituição financeira, como loterias, atuam como agências e oferecem serviços básicos.

Melo pondera que os correspondentes bancários oferecem serviços limitados e não concedem crédito. “Muitos têm limite de valor de pagamento e saque, então limita muito”, reclama.

Pesquisa feita por Folha com a base de dados do BC mostra que 5.309 municípios possuem pelo menos um correspondente bancário. A autoridade monetária considera o total de 5.590 cidades. Assim, 281 não possuem esse tipo de serviço.

O número de municípios cadastrados pelo BC difere dos dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que é de 5.570. Segundo a autarquia, isso ocorre porque as cidades-satélites de Brasília são consideradas separadamente (19 ao todo).

O Bradesco, que tinha a maior rede em março do ano passado, fechou pelo menos 1.315 unidades, segundo o BC. Neste ano, a instituição caiu para a terceira posição entre os bancos com maior número de agências no país.

O Banco do Brasil, que hoje possui a maior rede, perdeu 389 agências entre março de 2020 e agosto deste ano. O Itaú reduziu em 110 agências e o Santander em 163. A Caixa não encerrou agências no período.

O BC afirmou no relatório que o Brasil tem pelo menos um canal de atendimento presencial em todas as cidades. “Atualmente, dos 2.426 municípios sem agência bancária, 450 são atendidos por correspondentes e 1.976 são atendidos por Postos de Atendimento e correspondentes”, afirmou em nota.

A Febraban respondeu que a decisão de abrir ou fechar um ponto de atendimento é tomada por bancos individuais com base em suas respectivas estratégias de negócios. “Os bancos estão adaptando suas estruturas à nova realidade do mercado, em que a utilização dos canais digitais de atendimento vem ganhando espaço em detrimento dos canais físicos e presenciais”, afirmou.

O Banco do Brasil afirmou ter 50 mil postos em todo o país e que “promove sistematicamente estudos para adequação de sua força de atendimento”.

“Além da contínua mudança no perfil e comportamento do consumidor observada há anos, o crescimento das ações de combate à Covid-19, desde o início de 2020, também impulsionou o uso de soluções e canais digitais, acelerando exponencialmente a quantidade de adeptos soluções de atendimento remoto. ”

O Itaú disse que as agências físicas “continuam cumprindo papel relevante como espaços mais humanos de relacionamento e consultoria”.

“O atendimento presencial continua sendo uma parte importante no processo de transformação que o banco está passando e está cada vez mais integrado ao digital – para que o cliente possa ter um atendimento de qualidade em qualquer um deles e definir, a partir de seus próprias demandas, quando deveria desencadear uma ou outra. ”

Para o Santander, não existe relação entre agências e a aceleração da transformação digital.

“Esse processo já se arrasta há muitos anos e, no nosso caso, não é possível estabelecer uma correlação com o fechamento de agências. Nos últimos cinco anos, por exemplo, ampliamos nossa presença geográfica e ampliamos nossa rede de atendimento . Só neste ano, foram abertas 120 agências em municípios onde o banco não estava presente. ”

A Caixa informou que deve abrir 268 novas agências nos próximos meses, sendo 100 exclusivas do agronegócio.   - Visite www.apdobanespa.com

APdoBanespa - 11/10/2021

|   Ver Comentários   |   Comentar   |

Nº 128197   -    enviada por     Álvaro Pozzetti de Oliveira   -   Bauru/


|   Voltar |

Veja Mais Notícias

25/11

  PLANO CD – NÃO CAIA NESSA!

22/11

  Plano CD - Se fosse bom não haveria tanto assédio.

20/11

  Comprovantes de transferência falsos de precatórios

19/11

  Plano CD: Atenção! O assédio continua

10/11

  IGPDI - Correção das complementações

10/11

  AÇÕES INDIVIDUAIS

08/11

  PLR APOSENTADOS BANESPA

04/11

  Gratificações - Execução Sentença - 03/11/2021

29/10

  Juntos pela CABESP!

29/10

  Cumprimento da Sentença transitada em julgado

| Ver todas as Notícias   |
Clique aqui e envie, você também, sua notícia     |


Recomende este site a colegas banespianos da ativa, aposentados e pensionistas

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
Em caso de vários E-mails, separá-los por vírgulas.
E-mail(s) do(s) seu(s) amigo(s):

.
APdo Banespa - Bancários aposentados - direitos - justiça
Para qualquer contato utilize este e-mail: ----> pozzetti@gmail.com

Atualmente temos 4055 cadastrados no site
Verifique se você está cadastrado(a) no APdoBanespa

Insira seu
Não está?
Então, preencha o formulário abaixo
para cadastrar-se e participar de um seleto grupo de
Banespianos Aposentados, Pensionistas e da Ativa.



Cadastro de Participantes do APdoBanespa


Ex: 00 0000 0000

Ex: São Paulo/SP
<== AAAA-MM-DD
Ex: Maceió/AL
Ex: 1966/1996



               


  | Relação de participantes   | Voltar  |


Comentários para você ver

Atualmente somos 4055 cadastrados no site. - Clique abaixo para se cadastrar!

Cadastre-se no APdoBanespa, o Site dos Banespianos! clique aqui e cadastre-se!

Tô ferrado, Tô ferrado Veja as rimas e/ou clique aqui e envie as suas quadrinhas!


Para participar clique aqui e Cadastre-se

Adicione Apdobanespa aos favoritos

Faça do APdoBanespa a sua página inicial: ---> Clique aqui!

 | Principal  | Notícias Anteriores  | Objetivo  | Participantes  | Ler Dort  |
 | Classificados  | Dicas  | Mensagens Músicas Receitas  | Afabans  | Fotos  |
 | E-mail@APdoBanespa  | Cadastro  |