Bancários entram no sexto dia de Greve



            Na Assembléia Geral realizada hoje, dia 17, no final da tarde no Auditório da Catedral Metropolitana, em Florianópolis, bancários de bancos públicos e privados deliberaram pela continuidade da Greve por tempo indeterminado. Na segunda-feira, dia 20, o movimento entra no sexto dia. A adesão à Greve cresceu bastante desde o primeiro dia do movimento, que começou por Florianópolis no último dia 15. Em todo o país bancários de dezoito capitais já estão parados, além dos trabalhadores de outras cidades.

   

Uma nova Assembléia de avaliação acontecerá nesta segunda, dia 20, às 16h30 horas no Auditório da Catedral Metropolitana, em Florianópolis.

 

    Neste terceiro dia de Greve na base do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região (SEEB Floripa) manteve o percentual de adesão em 100% no Banco do Brasil e Caixa, além de agências de diversos bancos privados no Centro da Capital e bairros. No Besc também houve paralisação em várias Agências, dentre elas Praça XV, Central (Rua Tenente Silveira), Rio Branco, Lauro Linhares e Biguaçu.

 

    BRADESCO - Novamente o clima ficou tenso na Agência do Bradesco da Praça XV, no Centro de Florianópolis. Por força de uma liminar do banco, a Agência reabriu hoje. Dirigentes do Sindicato e bancários em greve usaram a estratégia de ocupar a Agência, onde fizeram um lanche coletivo. Os grevistas ficaram na fila durante todo o dia, na tentativa de retardar o atendimento. A gerência da Agência acionou a força policial para que os grevistas saíssem do local. “Nosso movimento é pacífico. Não temos a intenção de perturbar a ordem, nem constranger os trabalhadores desta agência. Queremos chamar a atenção da sociedade e mostrar que lutamos não só por melhores salários, mas por ampliação no horário de atendimento que irá gerar mais empregos e lutamos também contra a exploração dos banqueiros, a exemplo do que acontece no Bradesco”, disse o Presidente do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região, Rogério Soares Fernandes. No final do expediente, os bancários em greve tiveram uma reunião com os funcionários da Agência, onde reforçaram a importância da unidade do movimento e da luta contra a intransigência do Bradesco.

 

    BANCO DO BRASIL - No final da tarde, os diretores do SEEB Floripa tiveram audiência no Ministério Público para entrega da denúncia contra assédio moral que está ocorrendo no Banco do Brasil.

 

    ESTADO - Em Santa Catarina, além de Florianópolis, Chapecó também está em greve, com o seguinte quadro: Caixa Federal e Banco do Brasil 100% - Inclusive agências da base. Em Videira, Concórdia, Joaçaba e São Miguel D´Oeste também há paralisação. Blumenau e Criciúma entram na Greve no dia 21, próxima terça-feira. Araranguá realiza Assembléia dia 20 (segunda). Em Joinville os bancários da Caixa estão paralisados e em Brusque, os trabalhadores da Caixa e do Banco do Brasil.  

 

    BRASIL - Em São Paulo, os bancários em greve fizeram concentração em frente ao Edifício Sede do Banco Real na Avenida Paulista e depois, foram em passeata até o MASP, onde realizaram Assembléia Geral da categoria.

Fonte: Seeb Florianópolis





097-17/09/2004
Alfredo Rossi


VOLTAR