O diretor de Liquidação e Desestatização do Banco Central (BC), Antonio Gustavo Matos do Vale, comprometeu-se a buscar uma solução administrativa, no que compete à instituição, para a questão dos reajustes das complementações dos aposentados e pensionistas pré-75 do Banespa. O compromisso foi assumido durante reunião realizada na sede do Banco Central, em São Paulo, na manhã da última sexta-feira, dia 23.
O encontro (acertado durante audiência do presidente e diretores do BC na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, ocorrida no dia 13 de junho) contou com a participação de representantes da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa, da Afubesp, de afabans e da Afabesp. Também compareceram os assessores do BC Marco Antônio Belem da Silva e Lourival Lopes de Alencar.
Na ocasião, o coordenador da Comissão Nacional, Herbert Moniz, comentou o papel do BC segundo o edital de privatização do banco. “O documento deixa claro que o Bacen tem a competência de monitorar e fiscalizar atos decorrentes da privatização do antigo Banespa”, lembra Moniz, que completou: “Mas até agora, ele não tem cumprido essa exigência legal”.
Ao final da reunião foi entregue aos representantes da instituição documento reivindicando respeito aos direitos do pessoal pré-75, previstos na Resolução 118/97 do Senado Federal. O diretor do BC disse que em breve responderá as solicitações dos banespianos e informará as providências a serem adotadas.
Apoio – Na reunião, o pessoal pré-75 contou com o apoio do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP), que colaborou com o segmento na audiência realizada na CAE. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também iria participar do evento, mas devido a um imprevisto não conseguiu chegar a tempo.
Fonte: Afubesp
|
|