Maioria dos bancários aprova minuta mínima de reivindicações


Os bancários de São Paulo, Curitiba, Brasília, Bahia, Belo Horizonte, Paraíba, Acre, Baixada Fluminense, Nova Friburgo, Toledo, Bragança Paulista, ABC e Feira de Santana aprovaram a Minuta Mínima Unificada, em conformidade com as deliberações da 7ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Juntos, estes sindicatos representam 51% da categoria.

Não aprovaram a Minuta os sindicatos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Maranhão, Campos, Niterói, Teresópolis, Três Rios. Estes sindicatos representam 14,08% da categoria. Até o momento, estas são as informações recebidas pela CNB.

Hoje é o último dia para a realização das assembléias. A Minuta de Reivindicações da Categoria Bancária de 2005 será entregue nesta quinta-feira, dia 11 de agosto à Fenaban, dando início formalmente às negociações. A partir das 9h, acontece reunião do Comando Nacional dos Bancários, no Auditório Amarelo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Unidos na Campanha Nacional, os bancários reivindicam 11,77% (índice formado por 5,75% de aumento real e 5,69%, projeção para a inflação entre 1º de setembro de 2004 e 31 de agosto próximo pelo ICV do Dieese) e uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais justa. A nova PLR é composta de um salário mais R$ 788 acrescidos de 5% do lucro líquido do banco, a ser distribuído linearmente, nos casos em que a distribuição dos lucros não atingir 15%.

Entre os pontos prioritários da Campanha Nacional estão garantia de emprego, combate às terceirizações, melhoria dos pisos, entre outros.

As especificidades de BB, Caixa, BNB e Basa serão tratadas concomitantemente às negociações na Fenaban.

Fonte: CNB/CUT


749 - 11/08/2005
Celeste Viana

Outras notícias